Navegar para Cima

Notícias

Encontro reúne voluntários/as que realizarão missão na Região Amazônica

19/12/2019
Vida Partilhada
Voluntariado ocorrerá nos meses de janeiro e fevereiro

​​​​O Programa de Voluntariado da Rede Marista promove iniciativas em diferentes espaços de missão manifestando o compromisso de trabalhar em prol da cultura da solidariedade. Durante os meses de janeiro e fevereiro, quatro grupos de voluntários/as irão atuar na Amazônia. Ao todo, 14 pessoas participarão dessa experiência nas comunidades maristas de Boa Vista (RR), Rio Gregório (AC) e Lábrea (AM). No dia 7/12, foi realizado um encontro formativo para prepará-los/as para exercerem suas atividades nessas localidades.​

A atividade contou com momento estudo sobre temas como infâncias, juventudes, família e direitos humanos. O encontro também oportunizou a reunião individual de cada grupo para que pudessem dialogar sobre detalhes específicos do espaço de missão em que irão atuar, além da integração entre os/as voluntários/as que conseguiram se conhecer mais e compartilhar suas experiencias de vida e missão.

Para Diva Fonseca, que irá para Lábrea, a formação foi imprescindível para que o grupo entrasse na mesma sintonia. “Refletimos sobre assuntos referentes a experiência que será vivenciada lá, alinhamentos sobre a viagem e vivências comunitárias”, afirma a educadora que atua na Escola Marista Santa Marta, de Santa Maria (RS). 

Aline Grings, que será voluntária em Rio Gregório, concorda com Diva e reforça a ideia da importância do encontro para obter informações sobre o voluntariado. “Foi uma ótima oportunidade para esclarecer dúvidas e para nos aproximarmos do grupo de voluntários/as, sem falar na troca de boas e positivas energias”, destaca a colaboradora do Colégio Marista Pio XII, de Novo Hamburgo (RS). 

Já Carola Lagos, que irá para Boa Vista, destacou as partilhas de vida dos/as voluntários/as. “Dentre as inúmeras reflexões do encontro, algo que me tocou é como testemunhos transformam vidas, e nos despertam a sermos cidadãos mais sensíveis as carências sociais, afirma ela que atua no setor de Auditoria, Riscos e Compliance da Rede Marista. 

No final do encontro, que foi realizado na Casa Marista da Juventude (Caju), os/as participantes receberam as simbologias do Programa de Voluntariado Marista como uma forma de envio para a missão.

Conheça quem irá fazer voluntariado na Região Amazônica

Boa Vista (RR) – de 4 a 17/1

Fabiano Vier | Movimento Champagnat da Família Marista – Porto Alegre (RS)

Jaquelini Debastiani | PUCRS - Porto Alegre (RS)

Olga Chelkanoff | Colégio Marista Irmão Jaime Biazus – Porto Alegre

Ramiro Braga | Colégio Marista Irmão Jaime Biazus – Porto Alegre

Boa vista (RR) – de 17 a 31/1

Carola Lagos | Auditoria, Riscos e Compliance da Rede Marista – Porto Alegre (RS)

Vanessa Mulet | Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar) - Porto Alegre (RS)

Acompanhante da Coordenação de Pastoral: Emilin Silva

Lábrea (AM) – de 31/1 a 14/2

Branca Diva Fonseca | Escola Marista Santa Marta – Santa Maria (RS)

Caroline Santos | Colégio Marista Ipanema – Porto Alegre (RS)

Diego Nunes | Colégio Marista Assunção – Porto Alegre (RS)

Franciele Ribeiro | Colégio Marista Aparecida – Bento Gonçalves (RS)

Irma Lucena | Fraternidade São Marcelino da Amazônica – Porto Velho (RO)

Vitória Soares | Coordenação de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Rede Marista e Pastoral Juvenil Marista – Porto Alegre (RS)

Acompanhante da Coordenação de Pastoral: Renato Biasi

Rio Gregório (AC) – de 30/1 a 13/2

Aline Grings | Colégio Marista Pio XII – Novo Hamburgo (RS)

Lorenza Fronza | Colégio Marista Aparecida – Bento Gonçalves (RS)

Acompanhante da Coordenação de Pastoral: Maria Inete Maia

​​Presença e atuação marista na Amazônia

A missão desempenhada pelas Comunidades da Rede Marista na Amazônia assume diferentes rostos e feições, pois cada uma procura se inserir nas realidades eclesiais e sociais da região onde se localizam. A atuação mais significativa se dá no campo da educação popular e na inserção pastoral na realidade nativa. Confira​ onde estão instaladas as comunidades da Rede Marista na Amazônia e saiba mais detalhes sobre a sua atuação.