Navegar para Cima

Notícias

Encontro reúne Pastoralistas da Rede Marista

16/07/2019
Vida Partilhada
Formação ocorreu entre os dias 9 e 11 de julho na Casa da Juventude Marista

​​Entre os dias 9 e 11 de julho, os/as Pastoralistas da Rede Marista estiveram reunidos/as para momentos de cultivo da fé, diálogo e formação​. Com o tema Ação Pastoral num cenário de turbulências: pro-vocações para o nosso ser e o nosso fazer, o encontro deste ano se propôs a oferecer vivências que qualificassem cada vez mais a ação pastoral nos espaços de missão. 

A formação contou com a presença do Irmão Natalino de Souza, Secretário Executivo da União Marista do Brasil (Umbrasil). Em sua palestra, entre outros assuntos ele trouxe elementos que auxiliaram a diferenciar conceitos de vivência e de experiência, assim como a distinção do que se entende por interioridade, espiritualidade e fé. 

Na programação também houve oficinas sobre Vigília de Taizé, meditação, Leitura Orante da Bíblia e sobre o Sínodo para Região Amazônica. Outro momento de destaque foi o lançamento do documento que orienta a ação pastoral com as crianças da Rede Marista. Temática que deu o tom da celebração eucarística que ocorreu na sequência. 

​​​ Texto auxiliar da imagem

Vigília de Taizé foi uma vivências do encontro

​Quem participou afirma que foi uma oportunidade de agregar conhecimento e partilhar experiências. “Considero o Encontro de Pastoralistas como um lugar em que pessoas vocacionadas para o cuidado se encontram. A partir desse convívio, a gente recarrega as energias para dar andamento à missão que realizamos”, disse João Feet, do Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS. 

Já Vanessa Falleiro, do Serviço de Pastoral Escolar do Colégio Marista Santa Maria, elogiou a acolhida: “Comecei a trabalhar há um mês e me senti em casa aqui. Apesar do pouco tempo atuando, percebo que a acolhida é uma linguagem universal na Rede Marista.” O sentido de rede também foi destacado por Valmir Pires do Serviço de Pastoral e Solidariedade do Hospital São Lucas. “Apesar das especificidades de cada empreendimento, a missão da rede é cuidar e promover a vida por isso é tranquilo adaptar o que dialogamos para nossa realidade”, explica. 

Para Luis Miguel de Oliveira, do Centro Social Marista Santa Isabel, o Encontro de Pastoralistas o fortaleceu como pessoa. “As atividades me trouxeram luz para que eu possa, cada vez mais, transparecer, motivar e ser um multiplicador da Palavra de Deus, do amor de Maria e do carisma de Champagnat”, conclui. 

O Encontro de Pastoralistas 2019 ocorreu na Casa da Juventude Marista (Caju) e reuniu cerca de 75 colaboradores/as que atuam no Serviço de Pastoral dos empreendimentos da Rede Marista.​