Navegar para Cima

Notícias

Encontro prepara colaboradores/as para voluntariado na Região Amazônica e Interprovincial

Atividade foi um dos requisitos para quem se inscreveu no Projeto Lábrea
05/09/2019
Vida Partilhada
Atividade foi um dos requisitos para quem se inscreveu no Projeto Lábrea

​​​​Promover o voluntariado em realidades emergentes é um dos compromissos da Rede Marista. Para atender a esse chamado, são realizadas diversas iniciativas nos empreendimentos. Em nível de rede, a Coordenação de Pastoral, em conjunto com a Presidência, é responsável por articular o envio de voluntários/as à Região Amazônica para outras províncias do Instituto Marista, processo que requer preparação e acompanhamento. Visando a esses aspectos, ocorreu no último sábado, 31/8, um encontro que reuniu colaboradores/as que têm interesse em atuar nesses espaços. A participação nesta atividade também foi um dos critérios para quem se inscreveu para o Projeto Lábrea 2020.

Ao longo do dia, houve estudo a partir dos documentos Programa Voluntariado e Posicionamento Solidariedade. O subsídio preparatório para o Sínodo para Região Amazônica também serviu como base para diálogos em grupos. A programação contou ainda com um momento de partilha do grupo de voluntários/as que esteve em Lábrea (AM) no início deste ano e com a divulgação dos projetos de voluntariado e de missão que a rede e o Instituto Marista oferecem.

Para Lorenza Fronza, do Colégio Marista Aparecida de Bento Gonçalves (RS), as atividades realizadas durante o encontro oportunizaram visualizar a gama de oportunidades de voluntariado que a instituição oferece. “Foi um momento muito significativo para a minha formação profissional e pessoal. É muito gratificante saber que sou parte de uma instituição que preza o cuidado e amor ao próximo”, comenta. Já Marcelo Lemes, do Centro Social Marista Santa Isabel de Porto Alegre (RS), destaca a corresponsabilidade para com a missão marista. “Encontros como esses reforçam a ideia de que estamos no caminho certo para dar continuidade ao legado de Champagnat”, assegura. Ao todo, 20 pessoas participaram da vivência que ocorreu na Casa da Juventude Marista (Caju), em Porto Alegre.

Sobre o Voluntariado Marista

Com cerca de 700 voluntários/as, a Rede Marista oportuniza iniciativas e experiências transformadoras nos âmbitos pessoal e social, nas quais os participantes entram em contato com distintas realidades, recebendo formação e acompanhamentos específicos. O serviço de voluntariado pode ser realizado em entidades cadastradas pela Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol), colaborando com a promoção da vida e na construção da Cultura da Solidariedade. Clique aqui​ e saiba mais.