Navegar para Cima

Notícias

Empreendimentos celebram o Dia de São Marcelino Champagnat

04/06/2021
Institucional
Diferentes atividades estão sendo desenvolvidas ao logo da semana

No próximo domingo, 6 de junho, celebramos o Dia de São Marcelino Champagnat. Maristas de todo o mundo recordam o legado de força, fé e coragem deixado pelo fundador. Em sua saudação oficial pela data, o Superior-Geral do Instituto Marista, Ir. Ernesto Sánchez, reforçou o quanto a trajetória de Marcelino nos inspira esperança, em especial neste período de pandemia:

“Consideramos uma bênção as ações solidárias que, de uma forma ou de outra, foram surgindo, bem como a doação arriscada de tantas pessoas no serviço da saúde ou a generosidade de quem se aproximou, sem temor, aos mais necessitados e vulneráveis. Alegra-nos saber que em muitas partes do Instituto tornou-se evidente um rosto humano solidário. Também experimentamos a solidariedade interna em nível de nossas comunidades, de nossas obras apostólicas, Províncias e Distritos. Sem dúvida, percebemos mais de perto a família global, apesar da distância e das limitações que hoje existem para viajar e nos encontrar", afirma Sánchez.

Acesse aqui a mensagem completa do Superior-Geral

​Diferentes formas de marcar a data

Durante esta semana e a próxima, diferentes iniciativas estão sendo realizadas pelos empreendimentos da Rede Marista para celebrar o Dia de São Marcelino Champagnat. Na noite de quarta-feira, 2/6, quem passou pelos prédios do Hospital São Lucas (HSL) e do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) pôde acompanhar as projeções ampliadas com mensagens inspiradoras sobre a força e a coragem do fundador da missão marista no mundo.

Nos Colégios e Unidades Sociais, acontecem as gincanas solidárias. Atividades de integração entre os estudantes que tem como objetivo desenvolver o espírito de família e promover a cultura da solidariedade.

Na PUCRS a programação contempla a uma homenagem aos colaboradores jubilares com a entrega da Medalha Ir. Afonso, no dia 4/6, e momentos de encontros virtuais das equipes com a reitoria falando sobre como a história de Champagnat inspira nossas vivências. Essa atividade será realizada em diferentes datas ao longo do mês de junho.

Em sintonia com todos os espaços de atuação da Rede Marista será realizada nessa sexta-feira, a partir das 18h15, a transmissão ao vivo da missa em honra a São Marcelino Champagnat. Acompanhe aqui:

 ​​


Inspirações que reforçam o carisma marista

Para conhecer mais sobre a vida do fundador da missão marista no mundo e refletir sobre seus ensinamentos, o Centro de Espiritualidade e Memória Marista (CEMM) lança o e-book Um mês com o Pão de Marcelino. O livro, traduzido pelo Ir. Sebastião Ferrani, nos convida a vivenciar o carisma marista com inspirações diárias sobre sua trajetória de amor e esperança. Faça o download aqui e acompanhe o lançamento oficial durante a reunião online que será realizada na próxima segunda-feira, 7/6, às 15h, pelo Teams.

Além disso, também está disponível para acesso gratuito um roteiro de meditação guiada que pode ser utilizado nos momentos de cultivo da espiritualidade. No guia, estão disponibilizados três áudios com meditações produzidas pelo colaborador do Centro de Pastoral da PUCRS Malone Rodrigues. Siga as instruções preparadas para deixar o seu momento de introspecção e reflexão ainda mais significativo e especial.