Promover alinhamento conceitual e metodológico da atuação pastoral junto às infâncias, visando à qualificação e ressignificação das práticas pedagógico-pastorais dos Colégios e Unidades Sociais, esse é o objetivo dos Percursos de Aprendizagem: experiências reflexivas da Pastoral das Infâncias. A iniciativa é da Coordenação de Pastoral da Rede Marista e do Grupo de Trabalho (GT) Infâncias e conta com a participação de aproximadamente 70 pessoas, entre pastoralistas, coordenadores/as pedagógicos/as, orientadores/as educacionais e educadores/as.
O itinerário formativo iniciou em março e é dividido em três ciclos: identidade, sentidos e caminhos. As etapas serão realizadas ao longo de 2021 e buscam propiciar que os/as participantes construam conhecimento, experiencial e prático, sobre a Pastoral das Infâncias. A metodologia de cada ciclo contempla momentos de aprofundamento conceitual, troca de experiências em pequenas comunidades, observação da realidade da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e produção de um projeto para a Pastoral das Infâncias.
Para o Supervisor de Pastoral dos Colégios, Luiz Carlos Selbach, os percursos de aprendizagem proporcionarão experiências ressignificadas e olhares ampliados à pastoral das e com as infâncias. “Será um tempo dedicado a repensar nossas práticas e processos pastorais junto às crianças a fim de potencializar mais o trabalho que realizamos nas escolas”, projeta. Já o Supervisor de Pastoral das Unidades Sociais, Luís Carlos Dalla Rosa, acrescenta que o itinerário vai fortalecer a Pastoral das Infâncias. “Esperamos que essa iniciativa favoreça o desenvolvimento integral da criança, de modo especial no que diz respeito à educação na fé, a partir do protagonismo e dinamicidade que lhes são próprias”, destaca.
Sobre a Pastoral das Infâncias
A Pastoral das Infâncias compreende as ações para o desenvolvimento na fé da criança contemporânea. O projeto propõe caminhos que orientam e despertam possibilidades para a atuação pastoral com as crianças considerando as linguagens infantis e as características de cada faixa etária, nos processos de educação e amadurecimento na fé.