Navegar para Cima

Notícias

Educadora realiza projeto a partir da conclusão de curso de Especialização em Pastoralidade

02/06/2022
Institucional
Iniciativa visa a proporcionar momentos de vivências e acolhida dos educadores/as do Colégio, a partir das dimensões do desenvolvimento integral da pessoa.

​​​​Entre agosto de 2020 e dezembro de 2021, 71 colaboradores/as da Rede Marista realizaram o Curso de Especialização em Pastoralidade: fundamento, identidade e prática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A pós-graduação foi custeada pela instituição e visava a qualificar pastoralistas e profissionais de diferentes áreas, provocando para a vivência da transversalidade pastoral com o propósito de contribuir para o agir educativo-evangelizador mais eficiente e eficaz diante dos diversos contextos que se apresentam.

O objetivo foi alcançado, conforme relato da educadora do Colégio Marista Conceição, de Passo Fundo (RS), Micaela Pauletto. Ela é agente de pastoral na escola e produziu em seu trabalho de conclusão de curso (TCC)  o projeto Cuidando de quem cuida. Para Micaela, a motivação foi sendo desenvolvida ao longo do próprio curso. “A importância do cuidado e do olhar atencioso à vida, de certa forma, foi algo presente em todas as disciplinas. Assim, elaborei esse projeto que tem a finalidade de proporcionar momentos de vivências e acolhida dos educadores/as do Colégio, a partir das dimensões do desenvolvimento integral da pessoa”, explica a pastoralista que também é psicóloga.

A iniciativa de Micaela está sendo aplicada como projeto piloto com educadores/as dos setores administrativo e com integrantes do Conselho Técnico-Administrativo-Pedagógico-Pastoral (CTAP) do Marista Conceição. “Até o momento, a experiência tem sido de muita troca e partilha, atendendo ao que foi elencado. Sou muito grata à Rede Marista pela oportunidade de participar desta formação e poder fazer com que ela renda frutos concretos onde atuo”, destaca. A agente de pastoral acrescenta que, encerrando a fase experimental, será avaliada a possibilidade de aplicar o projeto com todos/as os educadores/as do colégio, o que demandará adaptação visto que a equipe é grande. 

Formação continuada qualifica a educação evangelizadora

De acordo com o Irmão Deivis Fischer, provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia e presidente da Rede Marista, o processo de formação necessita ser algo constante na instituição. “Precisamos estar sempre nos atualizando, buscando os meios adequados, aprofundando os conteúdos para que possamos oferecer, de fato, uma educação evangelizadora que se conecte com o/a interlocutor/a”, afirma. Nessa perspectiva, conforme o Irmão, é possível ser fiel à mensagem revelada por Jesus, aprofundar o conjunto da história da salvação a partir da Bíblia e dos documentos da Igreja Católica, além de propiciar que as pessoas que estão à frente dos processos educativo-pastorais estejam atualizadas para traduzir a boa notícia do evangelho nos espaços de missão da Rede.


IMG_3730.JPG
Encerramento oficial do curso ocorreu durante Encontro de Pastoralistas realizado em abril

E-book e seminário de partilha dos TCCs

​A Coordenação de Pastoral da Rede Marista que, em parceria com a Universidade, coordenou a especialização planeja publicar um e-book com os trabalhos de conclusão dos/as estudantes. A obra contará com artigos científicos e projetos pastorais como o de Micaela. Além disso, haverá um seminário para partilha dos trabalhos. A atividade está prevista para o segundo semestre de 2022.