Navegar para Cima

Notícias

Curso de Especialização em Pastoralidade recomeça nessa segunda-feira

31/03/2021
Institucional
Capacitação da PUCRS é oferecida gratuitamente aos/às colaboradores/as da Rede Marista

​​​​​​​​​​“O curso tem me ajudado a visualizar a pastoral com gratidão pelos processos vivenciados no decorrer da história da Igreja Católica e a ter um olhar de esperança para o futuro com um coração que arde na missão cotidiana”. Assim Sabrina Mosena, matriculada na Especialização em Pastoralidade: fundamento, identidade e prática da PUCRS define a experiência após um semestre de aula do curso que iniciou em agosto do ano passado, recomeçou nessa segunda-feira, 29/3 e terá sua primeira aula síncrona na próxima segunda, 5/4.

​A pós-graduanda é natural do Rio Grande do Sul, mas reside em Belém (PA) onde atua como coordenadora de pastoral do Programa Magis Brasil, ação apostólica da Companhia de Jesus que visa a oferecer aos/às jovens experiências, formação e acompanhamento em vista do serviço da fé e da promoção da justiça. É na vivência da missão cotidiana que Sabrina coloca em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas. “Vejo que os estudos saem das paredes e das salas universitárias e mergulham na experiência do povo, que vive o dia a dia da pastoral em seus diversos campos apostólicos”, destaca.​

Sabrina é uma das 13 estudantes do curso que não atua no Serviço de Pastoral das unidades e empreendimentos da Rede Marista. Mas quem é colaborador compartilha do mesmo sentimento. “Todas as experiências e aprendizados que o curso propõe fundamentam crenças pessoais, e por consequência, dão mais sentido à ação pastoral”, enfatiza Neimir Mentges, coordenador de pastoral do Colégio Marista Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul.

​Para ele, o viés formativo da especialização, pautado em uma dimensão integral do ser humano, com base na teologia da Igreja, busca cuidar de quem cuida, forma, ensina e aprende ao mesmo tempo: os/as pastoralistas.  “Fazer parte desse curso é abrir-se ao aprendizado, objetivando uma melhor prática e vendo nela uma possibilidade de evangelizar. Isso nada mais é que cuidar, tratar bem e ser corresponsável na educação integral daqueles/as que atendemos”, explica Neimir, que junto com outros/as 65 colaboradores/as maristas realiza a capacitação de forma gratuita.

Investimento na formação continuada

Segundo José Jair Ribeiro, um dos coordenadores do curso, é justamente para contribuir na qualificação de pessoas que atuam no Serviço de Pastoral que a Rede Marista ofertou a especialização a seus/suas colaboradores/as. “É neste contexto complexo que a teologia pastoral precisa ser pensada e praticada”, explica.

O curso foi dividido em três eixos: fundamento, identidade e prática da teologia pastoral. No ano passado, foram estudadas disciplinas referentes ao eixo da fundamentação e da identidade. No primeiro semestre de 2021, haverá a continuidade dos estudos identitários, além de disciplinas relacionadas ao terceiro eixo. No segundo semestre deste ano, os/as pós-graduandos/as se dedicarão à formulação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que poderá ser um artigo científico e/ou um projeto pastoral. 

O coordenador tem expectativas positivas referentes ao semestre que se inicia e à produção dos TCCs. “Será um momento importante para que o binômio teoria-prática caminhe junto, provocando, quem sabe, renovações metodológicas nos projetos e nas ações pastorais”, projeta. Além de fazer o trabalho de conclusão no segundo semestre deste ano, os/as colaboradores/as da rede participarão de um módulo sobre identidade marista.

Sobre a especialização

A especialização tem duração de 360 horas-aula, é 100% na modalidade online, e é composta por aulas em tempo real por meio de plataforma de videoconferência, além de textos e atividades disponibilizadas no moodle. O encerramento está previsto para ocorrer em dezembro de 2021. Aos/às interessados/as em uma próxima edição, é possível manifestar interesse aqui.