Navegar para Cima

Notícias

Colaboradores/as iniciam pós-graduação inédita em Pastoralidade

28/08/2020
Institucional
Ao todo, 71 educadores da Rede Marista estão matriculados/as na formação

​​Qualificar as pessoas que estão à frente de processos educativo-pastorais é essencial para a vivência e continuidade da missão da Rede Marista. Para aprimorar a atuação dos/as colaboradores dos Serviços de Pastoral das unidades/empreendimentos da instituição, surgiu a proposta do Curso de Especialização em Pastoralidade: fundamento, identidade e prática.

​​A formação é uma iniciativa da Coordenação de Pastoral da Rede Marista, realizada conjuntamente com a Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)​. O curso iniciou na primeira semana de agosto e conta com 71 participantes dos diferentes empreendimentos da Rede, entre pastoralistas e profissionais de outras áreas. Para os/as colaboradores/as da Rede Marista, a especialização é oferecida gratuitamente.

Mayke Mossmann é um dos matriculados. Ele atua no Serviço de Pastoral do Centro Social Marista de Porto Alegre, o Cesmar,​ e vê na especialização uma oportunidade de compreender um fenômeno religioso, aspecto que contribuirá para a prática na unidade. “O curso ajudará a perceber melhor os meios pelos quais Deus vem se revelando na vida das crianças, adolescentes e jovens com os/as quais trabalho e me proporcionará reflexões e ideias sobre como transmitir e trabalhar a espiritualidade com eles/as”, afirma o pastoralista.

Segundo José Jair Ribeiro, um dos coordenadores/as do curso, a expectativa de Mayke está alinhada com a proposta da especialização. Para José, a capacitação auxiliará a vencer o desafio de trabalhar a metodologia pastoral. “Normalmente o conteúdo existe, mas na hora de vivenciá-lo aparecem as dificuldades. Pensar nos fundamentos (por quê?), na identidade (o quê?) e na metodologia (como?)  qualificará os/as pastoralistas e a ação educativo-pastoral da Rede Marista”, explica.


Sobre a especialização


A especialização é aberta ao público em geral, tem duração de 360 horas-aula, é 100% na modalidade online, e é composta por aulas em tempo real por meio de plataforma de videoconferência, além de textos e atividades disponibilizadas no moodle. O encerramento está previsto para ocorrer em dezembro de 2021. Aos/às interessados/as em uma próxima edição, é possível manifestar interesse aqui​.​​