Navegar para Cima

Notícias

Dia Nacional do Voluntariado é celebrado com programação especial

27/08/2019
Vida Partilhada
Durante toda a semana os voluntários da Rede Marista realizarão atividades comemorativas e solidárias

​​​​O dia 28/8 é marcado como o Dia Nacional do Voluntariado. A data busca reconhecer o trabalho das pessoas que doam seu tempo e talento para causas de interesse social​ e para o bem comum. O Programa de Voluntariado da Rede Marista conta com cerca de 700 voluntários/as que atuam em diferentes áreas beneficiando crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Nesta semana, todas as unidades e empreendimentos da Rede Marista que contam com a atuação de voluntários/as terão programações especiais para celebrar a data. Nos Colégios e Unidades Sociais serão realizadas diferentes atividades sobre essa temática, como por exemplo: exposições fotográficas sobre a atuação voluntária, rodas de conversa sobre protagonismo e solidariedade, entregas de doações para entidades assistenciais e visitas às instituições atendidas pelo Programa.​

​​​Já no Hospital São Lucas (HSL), a comemoração será marcada pela acolhida de novos/as voluntários/as no encontro Mochila Aberta. Atualmente, cerca de 150 pessoas atuam voluntariamente na área da saúde realizando atividades com pacientes de todas as faixas etárias, familiares e acompanhantes. A programação do Hospital São Lucas também inclui a palestra Sabedoria e espiritualidade no mundo do cuidado, do conhecimento e da informação, ministrada pelo voluntário Edson Dal Pozzo. A atividade será realizada na quinta-feira, 29/8, às 14h, no anfiteatro Ir. José Otão.

Na universidade, a programação é aberta ao público e será realizada na quarta-feira, 28/8, a partir das 18h10, no térreo do Living 360° (prédio 15 da PUCRS). O primeiro momento será destinado à arte e a cultura com apresentações do grupo musical do Centro Social de Cultura e Artes Padre Irineu Brand e da pianista da Associação de Cegos Louis Braille (Acelb). A segunda parte da programação será uma roda de conversa sobre a cultura da solidariedade.


Programa de Voluntariado

​​Exercer a missão onde ela é necessária é parte inerente do carisma de Champagnat. O Programa de Voluntariado da Rede Marista oportuniza iniciativas e experiências transformadoras nos âmbitos pessoal e social, nas quais os/as participantes entram em contato com distintas realidades.

As ações podem ser realizadas nas mais diferentes áreas de atuação atendendo entidades de todo o estado do Rio Grande do Sul cadastradas pela Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol) ou outras ONGs que colaboram com a promoção da vida e construção da Cultura da Solidariedade.

​O Programa também tem o objetivo de proporcionar experiências de voluntariado em diferentes espaços de missão marista. Na região amazônica, é realizado anualmente o Projeto Lábrea. A iniciativa oportuniza a atuação junto a crianças, jovens e adultos da cidade amazonense realizando de atividades pedagógicas, pastorais e formativas com as comunidades locais. Confira os depoimentos de quem já participou:​