Navegar para Cima

Notícias

Contribuição marista para a sociedade durante a pandemia

13/11/2020
Institucional
Diferentes ações foram desenvolvidas em nossos empreendimentos

​​Nós, maristas, seguimos os valores institucionais atuando em prol de quem precisa e formando laços de responsabilidade para um mundo mais justo. Durante a pandemia de Covid-19, realizamos inúmeras ações em nossos empreendimentos com o objetivo de contribuir com a sociedade de forma positiva.

Acreditamos que ser presença transformadora é desenvolver uma educação integral que também colabora para a promoção da vida e da dignidade humana. Sendo assim, todas as ações realizadas ao longo dos últimos meses​ tiveram como objetivo principal estar a serviço de uma causa extremamente importante e atual. 

Transformando realidades na pandemia

Cientes de que, durante a pandemia, algumas situações de vulnerabilidade social foram evidenciadas, unimos esforços em nossas frentes de missão para transformar realidades e desenvolver a cultura da solidariedade.

O engajamento deu-se de diferentes formas. Para arrecadar alimentos, materiais de higiene e roupas, foram realizados mais de 15 drive-thrus solidários, diversas lives culturais e campanhas sociais organizadas pela Universidade, Colégios, Unidades Sociais, grupos de Voluntários, Associações de Pais, Grupos de Escoteiros, Fraternidades do Movimento Champagnat da Família Marista, entre outros.

Pensando na proteção individual dos profissionais da saúde, comerciantes, educadores e demais pessoas que estiveram à frente de suas áreas de atuação, durante toda a pandemia, também foram produzidas máscaras, protetores faciais e face shilds. 

Já a campanha Ação Comunidades foi criada para dar atenção especial às comunidades em que as Unidades Sociais Maristas estão inseridas. Dessa forma, foi incentivada a doação de alimentos, materiais de higiene ou dinheiro. Ao todo, já foram arrecadadas mais de nove mil cestas básicas. Além disso, para garantir o acesso dos estudantes à educação, a campanha também viabilizou a arrecadação de dinheiro para a compra de 410 chips de celulares. Clique aqui e saiba como contribuir.


​Profissionais da saúde em prol da vida

Fortalecendo nossa missão de promover a vida, os profissionais do Hospital São Lucas vêm atuando de forma incansável durante a pandemia. Até o dia 11/11,  já haviam sido atendidos mais de 13 mil pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.

Para oferecer um atendimento de qualidade, o Hospital ampliou o número de leitos para pacientes Covid. Na UTI, o número passou de 5 para 46 leitos e, na Enfermaria, as unidades disponíveis passaram de 12 para 104. Para equipar esses novos espaços, o HSL recebeu a doação, diretamente do Vaticano, de quatro respiradores e um aparelho de ultrassom. Como forma de gratidão, a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) foi nomeada de Papa Francisco.

Os testes de uma vacina para o novo coronavírus​ também estão sendo uma contribuição muito importante do Hospital São Lucas para toda a sociedade. O estudo realizado em parceria com o Instituto Butantan e a farmacêutica Sinovac já está na sua reta final. Até o momento, 915 profissionais da saúde já foram envolvidos nos testes, superando a meta inicial prevista no começo da pesquisa.

Com o objetivo de auxiliar os pacientes que estão em fase de recuperação da doença, o Centro de Reabilitação e o Parque Esportivo da PUCRS prepararam o Programa de Reabilitação Pós Covid 19. Com uma equipe multidisciplinar composta por médicos fisiatras, fisioterapeutas, nutricionistas e educadores físicos, a iniciativa trata as principais sequelas identificadas nos pacientes com o foco em readquirir a independência funcional e qualidade de vida a quem se recuperou do coronavírus.

projeto de reabilitação.JPG

​Pesquisa e inovação: uma força-tarefa contra a Covid-19

Desde os primeiros dias da pandemia, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) propor-se a trabalhar em busca de soluções inovadoras para combater a Covid-19. Juntamente com profissionais e pesquisadores da PUCRS e do HSL, formaram a Força-tarefa para combate, prevenção e contingenciamento do coronavírus. 

Ao todo, 12 grupos de trabalho dedicaram seus estudos, pesquisas e esforços para desenvolver projetos que trouxessem alternativas para o tratamento da doença, a qualificação do diagnóstico, a avaliação dos pacientes, entre outros.

Na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o InsCer promoveu uma webinar para apresentar alguns resultados que já foram obtidos com a força-tarefa. Entre eles, destacamos: criação de um diagnóstico molecular rápido, validação e credenciamento junto ao Laboratório Central de Saúde Pública do RS (LACEN), desenvolvimento de plataforma que possibilita o autodiagnóstico de Covid-19, estudos sobre o sono, o cérebro e a saúde mental,  criação de biobanco permanente para utilização em pesquisas, entre outros. Confira o vídeo completo da webinar: