Navegar para Cima

Notícias

Atividades de integração marcam a abertura oficial da Escola Vocacional

03/09/2019
Vida Partilhada
O evento irá reunir Irmãos e Leigos/as da Região América Sul

​Na noite desta segunda-feira, 2/9, foi realizada a abertura oficial da Escola Vocacional da Região América Sul. O evento, que será realizado até o próximo sábado, 7/9, na Pousada Convento São Lourenço (Freis Capuchinhos), em Porto Alegre (RS), conta com a presença de aproximadamente 80 representantes das cinco Unidades Administrativas da Região América Sul que desenvolvem atividades relacionadas a Animação Vocacional.

A cerimônia de abertura contou com um momento de integração entre os/as participantes, ao som de “Somos Uno", canção que aborda a riqueza existente nas trocas culturais e nas oportunidades de conexão e partilha que elas permitem. Durante a atividade inicial, o integrante da área de Vida Consagrada e Laicato da Rede Marista, Marcos Broc, recordou que, mesmo sendo de nacionalidades diferentes, todos/as participantes tinham algo a compartilhar que os conectava: “estamos interligados, como Região América Sul, como maristas", disse.

Logo após, o Secretário Executivo da Região América Sul, Irmão Alberto Aparício, apresentou o contexto regional, fortalecendo a importância do encontro entre as instâncias de Animação Vocacional das cinco Unidades Administrativas presentes. Para encerrar, o coordenador da iniciativa estratégica de Animação Vocacional da Região América Sul, Irmão Márcio Henrique Ferreira da Costa, falou sobre o a proposta e o conceito da Escola Vocacional, retomando a programação e os pontos principais que serão dialogados ao longo da semana.

​Sobre a Escola Vocacional

A iniciativa busca proporcionar uma formação teórica e prática aos participantes e promover espaços para debates e aprofundamentos a partir das realidades e contextos regionais, buscando a consolidação da cultura vocacional. A semana de formação será composta por uma programação dividida em quatro eixos temáticos: Vida Marista; Teológico e Antropológico; Psicológico e Espiritual; e Pastoral e Vivencial. Essa organização tem o objetivo de oportunizar um acompanhamento vocacional em cada um dos processos desenvolvidos.

Além de palestras e formações também serão desenvolvidas atividades culturais e partilhas que serão conduzidas por representantes da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.​