Navegar para Cima

Notícias

Primeira etapa da Escola Vocacional da Região América Sul ocorre em setembro

16/08/2019
Institucional
Iniciativa regional oportunizará formação teórico-prática sobre a cultura vocacional

​​​​Entre os dias 2 e 7 de setembro, ocorrerá a primeira etapa da Escola Vocacional da Região América Sul, na Pousada Convento São Lourenço (Freis Capuchinhos), em Porto Alegre (RS). O encontro contará com a participação de, aproximadamente, 80 pessoas envolvidas com Animação Vocacional das cinco Unidades Administrativas que integram a Região América Sul, além de con​vidados/as do Instituto Marista. A Escola Vocacional é um projeto de formação​ regional, inspirado em uma atividade já promovida pela Província Marista Brasil Centro-Norte.

​A iniciativa busca proporcionar uma formação teórica e prática aos participantes e promover espaços para debates e aprofundamentos a partir das realidades e contextos regionais, buscando a consolidação da cultura vocacional. A semana de formação será composta por uma programação dividida em quatro eixos temáticos: Vida Marista; Teológico e Antropológico; Psicológico e Espiritual; e Pastoral e Vivencial. Essa organização tem o objetivo de oportunizar um acompanhamento vocacional em cada um dos processos desenvolvidos.

Durante as atividades, o Irmão Marista Tony León, responsável pelo Secretariado Irmãos Hoje do Instituto Marista e criador das artes desenvolvidas no XXIII Capítulo Geral, refletirá sobre a cultura vocacional no mundo marista. O propósito é fortalecer as reflexões relacionadas à caminhada da animação vocacional nos sete países que compõem a Região América Sul. Ao longo da semana, serão desenvolvidas atividades culturais e partilhas que serão conduzidas por representantes da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.

Nesta etapa da formação, estarão presentes 18 representantes vinculados à animação vocacional da Rede Marista dos mais variados espaços de missão.

Sobre a Animação Vocacional da Região América Sul

O objetivo da iniciativa é implementar na Região até 2022, pelo menos três projetos de animação, com ênfase na cultura vocacional e que já estejam sendo realizados com sucesso em alguma das Unidades Administrativas/Províncias da Região.