Navegar para Cima

Notícias

A importância de cultivar memórias em tempos de pandemia

19/06/2020
Espiritualidade
Pensando no cuidado com os registros, partilhamos algumas dicas para preservar as fotos

​​​Muitos são os mecanismos que despertam as nossas memórias: imagens, sons, aromas ou sabores. O Minuto Farol de Esperança desta semana buscou sensibilizar sobre a importância de acessar lembranças afetivas como meio de agradecer e ressignificar as experiências vividas, algo especialmente relevante nesse período de isolamento social.

Escute aqui os episódios do Minuto Farol de Esperança

Alinhados a essa iniciativa, os Centros de Espiritualidade e Memória​ da Rede Marista​ nos convidam a cultivar memórias de carinho, esperança e gratidão revendo nossos álbuns de fotografias. Também nos convida a algumas reflexões, tais como: que imagem inspira gratidão? Que momento gostaríamos de reviver? Quais emoções uma foto não é capaz de captar? 

A partir dessas práticas e pensando no cuidado com os registros de eventos e pessoas eternizadas em imagens, partilhamos algumas dicas para organizar e preservar as suas fotos físicas e digitais:

Fotografias impressas

• Proteja suas fotos de fitas adesivas, cola ou grampos. 

• Evite acondicionar álbuns e fotos em caixas de papelão. Se possível, guarde um lugar com baixa umidade e protegido da luz solar.

• Para registrar dados como data, local e pessoas, evite usar caneta. É melhor escrever a lápis, pois a tinta pode atravessar o papel. 

• Segure as fotos pelas bordas e evite passar os dedos sobre o papel. As impressões digitais podem marcar.

Fotografias digitais

• Para facilitar a recuperação, ao baixar as imagens do celular ou câmera, renomeie os arquivos e os ordene cronologicamente, seguido de evento, local ou pessoas. Sugerimos o formato ano.mês.dia (Ex.: 2020.04.12_Páscoa_Em_Casa). 

• No nome do arquivo, evite dar espaço entre as palavras. É mais indicado usar o sinal “_” (underline).

• É essencial criar e manter uma rotina de backup, seja em drive físico ou virtual. 

• Pode ser uma boa prática, para os dias em que estamos em casa, selecionar fotos para imprimir e organizar álbuns, foto-livros e porta-retratos.


O reconhecimento das lembranças auxilia a construir a nossa caminhada e a nossa identidade. Que saibamos valorizar o tempo presente como fonte de aprendizado e renovação da confiança em dias melhores.