Navegar para Cima

Sobre

Posicionamentos Institucionais

​Como instituição, temos a missão de evangelizar, segundo o carisma marista, formando cidadãos comprometidos com a promoção da vida. Ao atuarmos em diferes áreas de missão, assumimos princípios e compromissos sobre diferentes temáticas como parâmetros para que nossas práticas respondam à identidade e missão marista.

Os Posicionamentos Institucionais da Rede Marista foram desenvolvidos por comitês e equipes multidisciplinares e reforçam nossa compreensão sobre as juventudes, infâncias, projeto de vida e solidariedade.

Confira abaixo mais detalhes sobre cada um deles:

​Juventudes

O objetivo é reafirmar o lugar central que os jovens ocupam em nossa identidade. Por isso, independente da natureza da nossa atividade, ser marista implica em situar os jovens a partir da perspectiva institucional, que traz em si um olhar sensível e compreensivo, com respeito e amor, que percebe as juventudes como fonte de renovação da sociedade, como luz do mundo e esperança do futuro. Clique a​qui para download.

Solidariedade

Devemos ser sinal de esperança no mundo e atuar em prol da dignidade humana. O posicionamento Solidariedade tem o propósito de orientar a nossa atuação, em todas as áreas, com a lente de que as nossas práticas e projetos sejam de fato transformadores. Clique a​qui para download.

Infâncias

Reafirma as concepções que defendemos sobre as infâncias, bem como nossa missão de garantir às crianças um desenvolvimento humano, social, político, cultural e espiritual, em um ambiente educativo que ofereça respeito, proteção, amor, justiça e solidariedade. Clique aq​ui para download.

Projeto de Vida

O posicionamento apresenta alinhamento conceitual e direcionamentos estratégicos para que cada espaço de missão desenvolva seu próprio processo relacionado ao Projeto de Vida. Além disso, reforça que os/as interlocutores/as são crianças, adolescentes, jovens e adultos. Clique a​qui​ para download.