Navegar para Cima

Sobre

Posicionamentos Institucionais

Como instituição, temos a missão de evangelizar, segundo o carisma marista, formando cidadãos comprometidos com a promoção da vida. Ao atuarmos em diferes áreas de missão, assumimos princípios e compromissos sobre diferentes temáticas como parâmetros para que nossas práticas respondam à identidade e missão marista.

Os Posicionamentos Institucionais da Rede Marista foram desenvolvidos por comitês e equipes multidisciplinares e reforçam nossa compreensão sobre as juventudes, infâncias, projeto de vida e solidariedade.

Confira abaixo mais detalhes sobre as cada um deles:

​Juventudes

O objetivo é reafirmar o lugar central que os jovens ocupam em nossa identidade. Por isso, independente da natureza da nossa atividade, ser marista implica em situar os jovens a partir da perspectiva institucional, que traz em si um olhar sensível e compreensivo, com respeito e amor, que percebe as juventudes como fonte de renovação da sociedade, como luz do mundo e esperança do futuro. Clique aqui para download.

Solidariedade

Devemos ser sinal de esperança no mundo e atuar em prol da dignidade humana. O posicionamento Solidariedade tem o propósito de orientar a nossa atuação, em todas as áreas, com a lente de que as nossas práticas e projetos sejam de fato transformadores. Clique aqui para download.

Infâncias

Reafirma as concepções que defendemos sobre as infâncias, bem como nossa missão de garantir às crianças um desenvolvimento humano, social, político, cultural e espiritual, em um ambiente educativo que ofereça respeito, proteção, amor, justiça e solidariedade. Clique aqui para download.

Projeto de Vida

O posicionamento apresenta alinhamento conceitual e direcionamentos estratégicos para que cada espaço de missão desenvolva seu próprio processo relacionado ao Projeto de Vida. Além disso, reforça que os/as interlocutores/as são crianças, adolescentes, jovens e adultos. Clique aqui para download.