Navegar para Cima

Sobre

Nosso jeito de ser

​​marista-jeitodeser.jpg

Nós, da Rede Marista, temos um jeito próprio de ser, pensar e agir. Nosso legado carrega a tradição de uma história bicentenária, a força de ideias até hoje ​pertinentes, a beleza de um projeto de mundo e de sociedade permeado de esperança e fé.

Somos parte do Instituto Marista, uma instituição confessional católica voltada à educação, que surgiu pela coragem, audácia e fé de um jovem camponês, São Marcelino Champagnat, há mais de 200 anos. 

Rapidamente ultrapassou fronteiras, e hoje atua em mais d​e 78 países, com presença nos cinco continentes. No Brasil, a missão marista iniciou em 1897, quando chegaram os primeiros Irmãos Maristas. Hoje, a atuação marista no Brasil está organizada em três unidades administrativas, que levam adiante essa missão que envolve, todos os dias, milhares de vidas. 

Conectada a esta missão global, a Rede Marista, que canonicamente é denominada como Província Marista Brasil Sul-Amazônia, atua no Rio Grande do Sul, em Brasília e nos seguintes estados da Região Amazônica: Acre, Amazonas, Mato Grosso Roraima. Somos presença do sul ao norte do país, dos pampas às terras amazônicas. Buscamos estar onde nossa missão se faz urgente, onde a vida clama, como foi desde o início.

Conheça mais sobre a identidade marista no documento Nosso Jeito de Ser.

Virtudes maristas e o significado das violetas

Utilizada como um símbolo para representar o jeito de ser de Marcelino Champagnat, pautado pela simplicidade, humildade e modéstia. Em seus escritos, encontramos uma riqueza de valores humanos: fé, compaixão, responsabilidade, determinação, discrição e amor fraternal. 

Ali também se revela sua personalidade, suas vivências e o seu jeito prático e solidário de trabalho e de liderança. No testemunho de quem conviveu com ele, revela-se um jeito próximo, terno e, ao mesmo, tempo firme.​

A marca marista

2020_marcamarista.png 

Ilustração que compõe o documento da Rede Marista de orientação de uso da marca