Navegar para Cima

Sobre

Representação Institucional

​​A Rede Marista busca constantemente qualificar a representatividade e a incidência, com ênfase na defesa e promoção dos direitos das crianças, adolescentes e jovens. Acreditamos que isso seja possível através da participação significativa, articulada e alinhada em rede, em espaços de representação e incidência locais, regionais e nacionais, junto às organizações governamentais, sociedade civil e organismos eclesiais, com ênfase na defesa e promoção dos direitos das crianças, adolescentes e jovens.

Entendemos as relações e representações institucionais como fundamentais para o desenvolvimento e cumprimento da missão marista. Assita ao video e conheça mais detalhes sobre a atuação da representação institucional no Brasil Marista​:


Alinhados à União Marista do Brasil (Umbrasil), temos as seguintes diretrizes: 

  • Desenvolvimento e fortalecimento da missão
  • Qualificação das representações
  • Diálogos com os diversos atores da sociedade
  • Atuação em redes e coalizões estratégicas, nacionais e internacionais

​Como é trabalhada a representação institucional?

A atividade de representação institucional é desenvolvida por diversos Irmãos, Leigos/as e colaboradores/as, tanto na esfera marista, como eclesial e pública. Na esfera marista, estamos representados junto ao Instituto Marista, à Fundação Marista de Solidariedade Internacional (FMSI), à Região América Sul e à União Marista do Brasil (Umbrasil). 

Na esfera eclesial, estamos representados j​unto às dioceses e entidades como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Conferência R​e​ligiosa do Brasil (CRB Nacional) e a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). 

Na esfera pública, ocupamos diversos espaços, entre eles o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, conselhos municipais, fóruns mu​nicipais, entre outros.

De acordo com o último mapeamento das representações institucionais, hoje estamos presentes em mais de cento e vinte espaços, englobando as três esferas mencionadas, numa atuação que busca a defesa e a promoção dos direitos das crianças, adolescentes e jovens.