Navegar para Cima

Notícias

XXII Capítulo Geral começa a planejar o próximo centenário marista

04/09/2017
Institucional
Irmãos e Leigos(as) de todo o mundo se preparam para a assembleia mais importante do Instituto Marista: o Capítulo Geral.

Irmãos e Leigos(as) de todo o mundo se preparam para a assembleia mais importante do Instituto Marista: o Capítulo Geral. A partir da sexta-feira, 8 de setembro, a 22ª edição do encontro irá reunir representantes dos cinco continentes para definir diretrizes que indicarão caminhos de atuação nos mais de 80 países em que estamos presentes. O local escolhido foi Rionegro, na Colômbia, cidade localizada a cerca de 40 km de Medellín. Pela primeira vez na história, a reunião ocorre fora da sede do Governo Geral e longe do continente europeu – os dois primeiros Capítulos Gerais foram celebrados em Notre-Dame de L'Hermitage (França), enquanto oito aconteceram em Saint-Genis-Laval (França), cinco em Grugliasco (Itália) e seis em Roma.

O Conselho Geral chegou a essa decisão após um ano e meio de estudo e discernimento, tendo em mente que era necessário deslocar-se como sinal de novo começo. “Sabemos que a Colômbia foi o primeiro país da América Latina a contar com a presença marista e que o continente americano concentra mais da metade da nossa missão de todo o mundo. Além disso, o nome de Medellín tem um forte simbolismo na história da Igreja", explica o Superior-Geral do Instituto, Ir. Emili Turú, na carta de convocação ao encontro. 

Olhares no novo começo

Realizado a cada oito anos, o Capítulo Geral engloba decisões importantes, como a eleição do novo Superior Geral e Conselheiros Gerais do Instituto. Nesta edição, também estarão em pauta temas como a revisão das Constituições, comunidades internacionais, vinculação e pertença laica, novos modelos de animação, gestão e governança.

A Rede Marista terá como representantes o Presidente, Ir. Inacio Etges, o Vice-Presidente, Ir. Deivis Fischer, e o Ir. Sebastião Ferrarini, Formador no Noviciado da Região América Sul. Para o Ir. Inacio, a escolha da Colômbia como sede é muito significativa, não só pela presença marista no continente sul-americano, mas pela simbologia do país. “Foi em Medellin, no ano de 1968, que a Conferência Episcopal Latino-americana (Celam) inaugurou um Novo Começo para toda a Igreja na América do Sul. Uma Igreja com os 'pés no chão', que ouviu o grito do povo Latino-americano sofrido, injustiçado e excluído de toda sorte de sua dignidade humana", relembra.

A caminhada até o Capítulo

Em julho, Irmãos e Leigos(as) da Rede Marista participaram de encontros preparatórios nos municípios de São Leopoldo (RS) e Lábrea (AM). Os eventos tiveram como base as experiências de imersão realizadas pelas comunidades religiosas desde 2016, e desafiaram os presentes a refletir acerca da continuidade da missão marista e sobre as diferentes realidades, ouvindo os clamores de crianças e jovens do nosso tempo. ​

56.2 XXII Capítulo Geral começa a planejar o próximo centenário marista.JPG