Navegar para Cima

Notícias

Vocações e comunhão de Irmãos e Leigos são temas do segundo dia de Capítulo

04/12/2018
Institucional
Assembleia chegou a um novo momento da programação

​​Para iniciar o segundo grande momento da programação do 2º Capítulo Provincial, intitulado Construção, os participantes se dividiram em dois grupos durante a manhã da terça-feira, 4/12. Os Irmãos ouviram a fala dos Conselheiros-Gerais do Instituto Marista, Irmãos Óscar Vicario e Sylvain Ramandimbiarisoa, que os convidaram a refletir sobre a vida consagrada religiosa marista. A partilha contou três pontos-chave: o futuro da vida religiosa, as interpelações do XXII Capítulo Geral do Instituto Marista e a necessidade de ser pontes e farol de esperança.

“Devemos ser símbolo de humanidade", afirmou o Ir. Sylvain. “Quando usamos nossa capacidade para o bem dos demais, nos tornamos plenos", continuou – ressaltando a importância da disponibilidade global. A partir das falas, os Irmãos Capitulares fizeram uma reflexão nas Pequenas Comunidades sobre como esses temas os inquietam e quais são os pontos de atenção que podem auxiliar na construção das prioridades para a Província Marista Brasil Sul-Amazônia para os próximos três anos.

Concomitantemente, Leigos, Leigas e jovens se reuniram para dialogar sobre como os testemunhos dos religiosos consagrados os inspiram e desafiam no seguimento da missão.  As vocações foram abordadas de um ponto de vista laical, em sintonia com o aprofundamento da relação entre Irmãos e Leigos/as, essencial para a perenidade da atuação marista.​

Para falar sobre comunhão

À tarde, todos os Capitulares voltaram a se reunir para debater sobre a vocação dos Leigos Maristas e a comunhão com os Irmãos. A fala foi ministrada pelo Coordenador de Laicato da Rede Marista, Marcos Broc, que abordou as relações daqueles que vivenciam o carisma de São Marcelino Champagnat, suas diferentes expressões e documentos que os norteiam. “Ser Leigo é uma forma de se situar no mundo, um estilo, um jeito de ser inspirado em Maria e no nosso fundador", definiu Marcos. Assim como na parte da manhã, as Pequenas Comunidades fizeram partilhas sobre o tema e depois as trouxeram para o debate com o grande grupo.

Na quarta-feira, 5/12, o 2º Capítulo Provincial segue com reflexões pautadas por quatro temas de missão. Serão abordados: Amazônia e ecologia integral, realidades emergentes e opção pelos mais empobrecidos, defesas dos direitos das infâncias e juventudes e missão educativo-evangelizadora – sempre à luz do XXII Capítulo Geral do Instituto Marista.