Navegar para Cima

Notícias

Vidamar I chega na sua 27º edição

Cerca de 40 Irmãos, colaboradores/as e Leigos participaram da semana de formação
08/11/2019
Institucional
Cerca de 40 Irmãos, colaboradores/as e Leigos participaram da semana de formação

​Entre os dias 27/11 e 1º/11, foi realizado Vidamar I, no Recanto Marista Medianeira, em Veranópolis (RS). Cerca de 40 participantes, entre Irmãos, colaboradores/as e Leigos/as de todos os empreendimentos da Rede Marista participaram da 27ª edição do programa de formação.

Ao longo da semana, o grupo foi provocado a olhar para si, para os outros e para missão, a partir de dinâmicas e reflexões.​ Para Aline da Cunha, da coordenação da área de Desenvolvimento Organizacional e Humano (DHO) da Rede Marista, as práticas realizadas esses momentos aproximaram os/as integrantes da missão de Champagnat. “Todos esses momentos estimularam o respeito e troca de experiências e um conhecimento mais aprofundamento do carisma marista”, avaliou. 

A participante Bruna Carvalho dos Santos, colaboradora do Colégio Marista Rosário, relatou que a semana formativa foi uma experiência que a incentivou a repensar as atitudes consigo, com o/a outro/a e com o mundo. “Para mim, foi um convite a crescer mais na fé e no aprofundamento do carisma marista”, disse. “Pude me conhecer mais, me reconectar com elementos de minha essência adormecidos e reassumir compromissos que por vezes, com a dinamicidade da vida esquecemos de revisitar”, completou. ​

Saiba mais sobre o Vidamar

O Vidamar é um programa de formação voltado para Irmãos, colaboradores/as, jovens da Pastoral Juvenil Marista (PJM) e pessoas que participam de grupos vinculados à Instituição. Criado há mais de 10 anos, é um programa que convida para a reflexão e vivência do carisma marista. 

É um tempo dedicado ao distanciamento do dia a dia para poder olhar para si e, assim, valorizar o cuidado com o corpo, com a mente e com o espírito, provocando uma transformação no modo de ser e agir frente às suas realidades.

O programa está organizado em três etapas. Cada uma delas ocorre durante cinco dias e contempla os eixos antropológico, cristão e marista, visando uma formação integral. 

A indicação para participar do Vidamar, em especial para a primeira etapa, segue critérios estabelecidos pelo programa, sendo feita pelos gestores dos empreendimentos da Rede Marista a partir da observação de pessoas que se destacam pelo seu engajamento à instituição e identificação com a missão marista. Os espaços escolhidos para que a formação aconteça reflete a preocupação de que seja um período de interioridade, reflexão e partilha.