Entre os dias 19 e 21 fevereiro, na Vila Champagnat, em Brazlândia (DF), ocorreu a Assembleia Geral Ordinária da União Marista do Brasil (Umbrasil), com o objetivo de dialogar e deliberar sobre os projetos do Brasil Marista, bem como celebrar sua vigésima edição. O provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia e presidente da Rede Marista, Ir. Deivis Fischer, foi reconduzido como presidente do Conselho Superior.
As Províncias que compõe o Brasil Marista, representadas por 21 Irmãos, celebraram a 20ª AGO, que teve como tema: De L´Hermitage a Brasília - Somos família global com pertencimento e responsabilidade, e vivenciaram a vida fraterna a partir da iluminação bíblica: Os que abraçavam a fé viviam unidos e possuíam tudo em comum.
Primeiro dia: acolhida, convivência e integração
No primeiro dia do encontro, os Irmãos participaram de um momento de integração conduzido pela Aldeia Academy, que teve como objetivo trabalhar a construção de uma identidade coletiva a partir de características e vivências dos próprios irmãos.
Na sequência, o psicólogo Neimar Sergio realizou uma meditação guiada ao redor da fogueira, promovendo um momento de relaxamento e reflexão inspirado na construção de L´Hermitage.

Segundo dia: nomeações, reconfiguração do Instituto, projetos da Umbrasil e celebração
O segundo dia começou com os atos regimentais nomeando a nova composição do Conselho Superior, Diretoria e Conselho Fiscal da Umbrasil.
Conselho Superior da Umbrasil
- Ir. Deivis Alexandre Fischer (PMBSA) - reconduzido como Presidente do Conselho Superior
- Ir. Dionísio Roberto Rodrigues (PMBSA)
- Ir. Marcelo Bonhemberger (PMBSA)
- Ir. José Assis Elias de Brito (PMBCN)
- Ir. Adalberto Batista Amaral (PMBCN)
- Ir. Iranilson Correia de Lima (PMBCN)
- Ir. Antônio Benedito de Oliveira (PMBCS)
- Ir. Rogério Renato Mateucci (PMBCS)
- Ir. Vanderlei Siqueira dos Santos (PMBCS)
Em 2024, participarão do Conselho Superior, sem direito a voto, os diretores José Augusto Júnior e Adilson Janovski da Umbrasil; o secretário executivo da Umbrasil; e o presidente do CAD do Marista Brasil.
Conselho Fiscal da Umbrasil 2024-2025
Foram reeleitos os atuais membros do Conselho Fiscal da Umbrasil
- Ir Lauri Heck (PMBSA) – presidente do Conselho Fiscal
- Ir. Humberto Lima Gondim (PMBCN) – Conselheiro Secretário
- Ir. Evilásio Tambosi (PMBCS)
Diretoria da Umbrasil 2024-2025
- Ir. Adilson José Janovski (PMBCS) – Diretor-Presidente
- Ir. José Augusto Junior (PMBCN) – Diretor-Tesoureiro
- Ir. Marcelo Bonhemberger (PMBSA) – Diretor- Secretário
- Leonardo Soares – Secretário Executivo
Painel: Reconfiguração do Instituto
Na sequência, a Irmã Maria Inêz Furtado de Mendonça, da Congregação Filhas de Jesus falou aos Irmãos sobre processos de reconfiguração. Ela é Jubileu de Ouro de vida consagrada, graduada em Filosofia, Teologia, Pedagogia e Psicologia. Após a fala da Irmã, os Irmãos trabalharam por mesa com reflexões realizadas a partir de inquietações e intuições sobre esse processo.
Apresentação dos projetos, balanço e orçamento 2023/2024
Após explanação por parte dos assessores da Umbrasil, sobre os projetos realizados em 2023 e a projeção para 2024, Leonardo Soares, secretário executivo da Umbrasil, apresentou o balanço de 2023, composto pelas propostas iniciais, as aprovadas e as executadas. Finalizado o exercício, os membros do Conselho Fiscal deram parecer favorável aos resultados do ano anterior e validaram o Orçamento 2024, constatando o alinhamento ao novo Planejamento Estratégico da Umbrasil 2023/2025.
Região América Sul
Irmão José de Assis e Leonardo Soares, respectivamente provincial coordenador e o secretário executivo da Região América Sul, aproveitaram o momento na Assembleia para trazer os principais avanços de 2023, reforçando a publicação do novo Planejamento Estratégico, o Guia de Trabalho para as equipes e as entregas previstas para 2024.
Celebração
Para finalizar o dia, foi realizado um jantar celebrativo que uniu Irmãos Maristas e convidados. Participaram: Dom Ricardo Hoepers, Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Diretoria da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional), a Diretoria da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), os Diretores das unidades de educação do DF e os Diretores do Marista Brasil.
3º dia: missa, formação, Marista Brasil e encerramento
O terceiro dia começou com uma missa conduzida pelo Padre Emmanuel, da paróquia Bom Jesus dos Aflitos. A Pastoral do Colégio Marista Champagnat, de Taguatinga, fez a animação dos momentos orantes.
Painel: Educação Marista: caminhada e horizontes
Ricardo Mariz, diretor do Socioeducacional e Evangelização do Marista Brasil, falou aos Irmãos sobre a caminhada institucional da educação em 2023, as metas para 2024 e os próximos horizontes. “O principal apelo para o presente e futuro são as 96.700 vidas dos nossos educandos. Precisamos entender a responsabilidade que temos, e as oportunidades que não podemos abrir mão para melhorar a vida deles e a educação no nosso país”, ressaltou.
Na sequência, Irmão Natalino Souza e June Cruz, presidente do Conselho de Administração e superintendente do Marista Brasil, respectivamente, apresentaram aos Irmãos os principais marcos do primeiro ano do Marista Brasil. As conquistas e os avanços nacionais foram elogiados pelos Irmãos da assembleia, reforçando um horizonte de importantes realizações.
Caminhar como Família Global
Finalizando a assembleia, o secretário executivo da Umbrasil, Leonardo Soares, destacou a importância das deliberações da assembleia para o futuro da missão Marista, “é um momento de evidenciar a responsabilidade que trazemos nas nossas mãos, mãos cheias de esperança e fé que tem cultivado há mais de 200 anos a nossa missão. A Umbrasil se alegra em poder dar visibilidade, viabilidade e implementação ao nosso sonho de construir redes para o Brasil Marista, Região América Sul e Instituto”.
A Assembleia Geral Ordinária da Umbrasil ocorre anualmente e, além de apresentar os projetos para o ano vigente e futuro, é também um momento que promove a fraternidade entre os Irmãos Maristas.