Navegar para Cima

Notícias

Um olhar sensível e criativo para a missão marista

06/09/2019
Institucional
Responsável pela criação das artes do XXII Capítulo Geral, Ir. Tony León participa da Escola Vocacional Regional

​“Partilhar o carisma de Marcelino é dar continuidade aos sonhos e à missão existentes há mais de 200 anos. A expressão desses desejos exige nossa criatividade e sensibilidade às diferentes realidades globais". Esta foi uma reflexão do Irmão Marista Tony León quando questionado sobre os desafios da atuação global marista. Atual diretor do Secretariado de Irmãos Hoje, da Casa Geral, em Roma, o Ir. Tony é australiano e iniciou sua trajetória marista na Oceania. Desde 2014, atua em conjunto com a Comissão Internacional Irmãos Hoje.

O Irmão foi o responsável por representar visualmente as chamadas do XXII Capítulo Geral, que ocorreu em Cochabamba, em 2017. “Durante o Capítulo, os delegados foram convidados a registrar seus sonhos e aspirações do Instituto Marista de uma maneira que não incluía palavras", contou. “Eu colecionei essas obras e segui o conselho do Ir. Emili Turú. " O Ir. Tony recorda que, na época, o Ir. Emili afirmou que para algo começar novo era necessário haver um processo de "destruição criativa". “Rasguei as obras dos delegados e criei colagens com os desenhos em cinco grandes caixas que se tornaram as fundações para os cinco chamados do XXII Capítulo Geral", disse. “As inspirações das obras de arte são construídas sobre a base dos sonhos dos delegados, assim, essas não são apenas as obras de arte de um artista, mas uma síntese de muitos "criadores", finaliza.

Um olhar intercultural

Com vivência e contato com os diferentes espaços maristas nas atividades da Casa Geral, o Irmão Tony possui um olhar bastante fortalecido para a interculturalidade da missão marista. “Para mim, o que nos liga é expresso pelo poeta japonês do século XVII, Basho: 'Não coloque seus pés nas pegadas daqueles antes de você ... em vez disso, anseie pelo que eles desejavam'", retoma. Ele acredita que os desafios dessa atuação se parecem com a riqueza e a sensibilidade das relações familiares. “Se levarmos esse conceito a um contexto global com as diferenças de cultura, realidades políticas e econômicas, há muitas experiências de expressão de nossa família marista", ponderou. “No entanto, o que nos conecta é o espírito marista expresso por São Marcelino Champagnat", conclui.

​Presença na Região América Sul

Durante os dias 2 e 7 de setembro de 2019, ocorre a Escola Vocacional da Região. O Ir. Tony estará presente, para integrar o olhar regional e criativo em relação à Animação Vocacional no mundo marista. Inspirado no encontro formativo, o Irmão acredita que o principal objetivo nos dias de Escola é reconhecer que essa atuação começou há mais de 200 anos, e que todos são responsáveis por manter viva essa missão. “Enquanto estivermos juntos nesse encontro em Porto Alegre, minha esperança é que reconheçamos nosso anseio marista comum e criemos juntos um encontro que seja ao mesmo tempo atraente e receptivo às necessidades atuais dos/as jovens".

A atuação no Instituto Marista

Comissão Internacional Irmãos Hoje está formada por Irmãos procedentes das várias regiões do Instituto e com experiências tanto na formação inicial como na pastoral vocacional. Por meio de encontros anuais, a equipe que compõe a comissão proporciona a reflexão e partilha sobre temas relacionados com a pastoral vocacional, a formação e a vida comunitária.​