Navegar para Cima

Notícias

Trilogia conta a vida de Champagnat

18/01/2016
Institucional
A biografia de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, é tema de uma série de livros lançada, recentemente, pela União Marista do Brasil (Umbrasil).

A biografia de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, é tema de uma série de livros lançada, recentemente, pela União Marista do Brasil (Umbrasil). A Trilogia: Nascido em 1789, escrita pelo Irmão Gabriel Michel, incansável pesquisador do Patrimônio Marista, traz aspectos da vida e da espiritualidade de Champagnat.

No Primeiro Volume, sob a forma de romance, é descrita a conturbada França no final do século XVIII. Por falta de documentos e fontes históricas sobre a infância e juventude de Marcelino Champagnat, o autor procura recriar o contexto em que ele viveu com a descrição de episódios e diálogos entre personagens, familiares, sacerdotes, parentes e pessoas próximas, acentuando o protagonismo do pai. A decisão vocacional de Marcelino, os estudos no Seminário e a chegada ao sacerdócio, são descritas também noprimeiro volume, que se encerra com a promessa de Fourvière, compromisso de fundação da Sociedade de Maria.

No Segundo Volume, o Irmão Gabriel Michel conduz o leitor pelos acontecimentos do período em que, recém-ordenado sacerdote diocesano, o padre Champagnatatuouem La Valla, pequena localidade montanhosa da diocese de Lyon. Entre os fatos narrados, está a fundação do Instituto Marista; a simplicidade das origens; o episódio do Jovem Montagne; os oito postulantes; e o salvamento de morte certa, quando perdido em tempestade de neve. Este volume leva a história de Marcelino até o momento em que decide expandir o Instituto Marista.

No Terceiro Volume, o autor descreve o período da vida de Marcelino em que a obra Marista se consolida a partir do novo berço da Instituição, com a casa construída sobre a rocha e que, carinhosamente, recebeu o nome de Notre-Dame de l´Hermitage. Os 48 capítulos desse tomo descrevem episódios da vida e da personalidade de Marcelino Champagnat: a organização da vida religiosa dos Irmãos; o sucesso das primeiras escolas; a expansão pelas outras dioceses; a grande confiança em Maria; a revolução civil de 1830; a tentativa de obter o reconhecimento legal do Instituto junto ao governo francês; a escolha do seu sucessor; sofrimentos e morte.​

A trilogia será enviada para as Comunidades onde vivem os Irmãos Maristas, todos os Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, além da PUCRS, do Hospital São Lucas, e Fraternidades do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM).