Navegar para Cima

Notícias

Trabalho voltado para a dignidade humana: projetos de atendimento aos migrantes

08/12/2021
Amazônia
A Rede Marista apoia projetos de atendimento aos venezuelanos

No dia 18 de dezembro, é comemorado o Dia Internacional dos Migrantes. Instituída no ano 2000 por meio de uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, a data celebra a contribuição das pessoas migrantes às sociedades de origem e de destino e visa a estimular a reflexão sobre seus direitos.

O fenômeno da migração vem crescendo em todo o mundo. Segundo o Relatório Mundial sobre Migração 2022, realizado pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), o último ano apresentou um grande aumento nos deslocamentos internos devido a desastres, conflitos e violência, em um momento em que a mobilidade global estava paralisada devido às restrições de viagem da covid-19.

“Estamos testemunhando um paradoxo nunca visto antes na história", disse o diretor-geral da OIM, António Vitorino. "Enquanto bilhões de pessoas foram efetivamente imobilizadas pela covid-19, dezenas de milhões de eventos de deslocamento forçaram outras pessoas a saírem de suas casas", avaliou.

Em sua mensagem para o 107º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, o Papa Francisco alerta para o perigo das atitudes de individualismo radical que não nos deixam perceber que todos os homens e mulheres da terra fazem parte de um todo: a humanidade criada por Deus. “Estamos todos no mesmo barco e somos chamados a nos empenhar para que não existam mais muros que nos separem, nem existam mais os outros, mas só um nós, do tamanho da humanidade inteira", afirmou o Pontífice.

Igreja unida em prol da dignidade humana

Segundo o relatório da OIM, o Brasil foi o quinto maior destino de venezuelanos ao lado da Colômbia, Peru, Chile e Equador. Esse grande número de pessoas que chegam em solo brasileiro diariamente desafia a sociedade civil e o poder público a desenvolverem projetos de acolhimento dessas famílias.

A Rede Marista, juntamente com outras instituições eclesiais e sociais, está engajada em diferentes ações de acolhimento aos migrantes como, por exemplo, o projeto Marista Direitos Humanos: Infâncias em Movimento desenvolvido na Paróquia Nossa Senhora da Consolata, em Boa Vista (RR), de junho de 2019 até junho de 2020.

Durante esse período, mais de 850 crianças venezuelanas foram atendidas com atividades lúdicas e socioeducativas, visitas domiciliares, encontros formativos com as famílias e inclusão nos diversos serviços de Boa Vista.

“Atender os imigrantes venezuelanos é desenvolver um trabalho voltado para a vida, para a dignidade humana, para a justiça social e para a solidariedade", explica o Irmão Marista Danilo Bezerra.

Durante o ano de 2021, o enfoque de trabalho está sendo da formação de 15 voluntários que atuarão no projeto Marista Um Novo Começo a partir de 2022. “Nesse momento, estamos fazendo encontros formativos para a equipe de voluntários que irá atuar com 36 adolescentes e jovens brasileiros e migrantes realizando atividades voltadas para o projeto de vida por meio de rodas de conversa, palestras e oficinas", explica o Irmão Danilo.