Navegar para Cima

Notícias

Trabalhar em prol da Amazônia também é nosso compromisso

02/09/2020
Amazônia
Irmãos e Leigos/as Maristas atuam na região há mais de 50 anos

No dia 5 de setembro celebramos o Dia da Amazônia. Mesmo sendo um bioma fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do planeta, essa reserva natural ainda sofre, diariamente, com as ações que violam o meio ambiente e os direitos humanos das pessoas que vivem nessa região. A Rede Marista atua há mais de 50 anos nesse território e trabalha em prol da preservação da casa comum e da valorização da vida em sua integralidade.

Os Irmãos, Leigos e Leigas Maristas desenvolvem sua missão, buscando entender a dinâmica dos rios e das florestas, a riqueza e pluralidade cultural dos povos além de conviver com muitos biomas, símbolos e linguagens diferentes. As atividades desenvolvidas nas seis comunidades maristas da região visam à formação de lideranças, inserção em comunidades Indígenas e, também, o trabalho focado nas áreas de Pastoral, Animação Vocacional e Voluntariado. Conheça mais sobre a atuação marista na Amazônia aqui.

 

O cuidado com a casa comum

Neste período de pandemia, tornou-se ainda mais latente o quanto o nosso modo de vida está diretamente ligado com os impactos gerados ao ecossistema. A presença marista na Amazônia também desenvolve um trabalho pastoral que tem como objetivo preservar e valorizar a criação de Deus.

A atuação junto à Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) e as demais dioceses locais busca tecer redes de apoio para a preservação da casa comum. Durante o Sínodo dos Bispos para a Amazônia, realizado em 2019, Irmãos e Leigos/as uniram-se para realizar todas as oficinas preparatória para a Assembleia que foi realizada em Roma. O Irmão João Gutemberg foi um dos representantes brasileiros que esteve presente no evento levando o olhar dos povos amazônicos para a discussão internacional.

Que nesse Dia da Amazônia possamos reafirmar nosso compromisso, como maristas, de aprender a cuidar e valorizar todo o ecossistema desenvolvendo um modo de vida mais sustentável e que olhe com atenção para as pessoas que dependem da natureza para sobreviver.​