Navegar para Cima

Notícias

Tempo de Ser é o tema do EJM 2019

25/04/2019
Vida Partilhada
O evento será realizado no dia 28 de setembro em Erechim

​​No dia 28 de setembro, cerca de 1,5 mil adolescentes e jovens que participam da Pastoral Juvenil Marista (PJM) estarão reunidos/as em Erechim para o Encontro de Jovens Maristas (EJM) 2019. O tema escolhido pelo Colégio anfitrião, o Marista Medianeira, e Equipe Provincial da PJM é Tempo de Ser. A temática propõe um convite aos/às participantes a aprender com o passado, construir o presente e sonhar com o futuro.

Cada palavra que compõe o tema carrega um sentido único. O termo tempo provoca a conhecer um pouco mais sobre os 10 anos da PJM da Rede Marista, que estão sendo celebrado neste ano, sobre o presente que é uma dádiva e sobre como cada participante vislumbra o futuro da Pastoral Juvenil Marista. Com a palavra ser, a proposta é entrar no universo de cada adolescente e jovem, encontrar o que cada um/a é e o que busca no mundo. Assim, a temática se propõe a refletir sobre o tempo, sobre o projeto de vida, sobre a missão de cada qual aqui e agora e sobre seu legado/contribuição na sociedade.

Desde que souberam que receberiam o EJM 2019, no fim do ano passado, os/as participantes da PJM do Colégio Marista Medianeira vivem a alegria de organizar o evento. “Estar por trás de todos os acontecimentos do dia e preparar tudo o que várias pessoas irão vivenciar é uma grande responsabilidade” destaca Carolina Dambros, Animadora da PJM e integrante da equipe organizadora. “Cada detalhe discutido é essencial para tornar o dia muito especial na vida de cada um/a”, afirma.

Segundo a jovem, as expectativas são as melhores possíveis. “A ansiedade e o nervosismo aumentam a cada dia que passa, porém não existe sensação melhor. Queremos que seja um momento de grandes realizações e que todos possam aproveitar cada segundo”, projeta.

 

Importância do evento

Para José Jair Ribeiro (Zeca), Coordenador da PJM na Rede Marista,  o EJM é um momento importante para o processo da PJM pois uma das marcas da Pastoral Juvenil é proporcionar encontros, aproximar as pessoas, colocá-las em relação, em espaços de trocas, de partilhas, de vivências. “O EJM é a oportunidade para encontrar todos e todas que fazem parte da PJM para vivenciar, neste ano, o Tempo de Ser e de celebrar os 10 anos da PJM. É um Tempo próprio para Ser: jovem, memória, amor, paz, para (re)conectar com as pessoas, com a natureza, com o Sagrado, com o carisma marista, enfim, um Tempo de Ser o que somos e viver em plenitude”, afirma.​