Navegar para Cima

Notícias

Temas centrais da missão marista pautam reflexões no Capítulo Provincial

05/12/2018
Institucional
Irmãos e Leigos/as se prepararam para construir as prioridades do Triênio 2019-2021

​O 2 Capítulo Provincial chegou a um dia central. Depois de iniciar com uma provocação sobre a missão marista, a quarta-feira, 5/12, foi voltada para a reflexão de quatro temas-chave para a instituição: Amazônia e ecologia integral, realidades emergentes e opção pelos mais empobrecidos, infâncias e juventudes (evangelização e defesa de direitos) e missão educativo-evangelizadora. Os assuntos foram divididos entre as Pequenas Comunidades, que se reuniram, debateram e depois expuseram destaques para o grande grupo, com o objetivo de auxiliar na construção das prioridades para o próximo Triênio.

Para o primeiro tema, foram consideradas importantes questões como a articulação interprovincial para projetos na Região Amazônica, a criação de programas de formação para gerar consciência e cultura ecológica e o incentivo da participação de Irmãos e Leigos/as em ações de voluntariado. Já o debate sobre as realidades emergentes e opção pelos mais empobrecidos destacou a atenção à cidadania e à capacitação técnica promovida pelas Unidades Sociais. Da mesma forma, foi enaltecido o número de ex-educandos que retornam à instituição como colaboradores.

Sobre a evangelização e defesa dos direitos de crianças e jovens, foi observada a importância da valorização das pessoas que trabalham nessas pautas e da criação de espaços específicos para essa finalidade. Iniciativas como o Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente também foram lembradas. O diálogo sobre o último tema, missão educativo-evangelizadora, destacou a presença e os esforços dos Irmãos nesta que é a essência da instituição. O número de pessoas impactadas pelas obras e o reconhecimento de todos os espaços de missão como importantes e integradas também foram pontos levantados.

Em sintonia com o Instituto

Para fechar os trabalhos do dia, o Ir. Sylvain Ramandimbiarisoa, Conselheiro-Geral do Instituto Marista, fez uma análise dos debates e trouxe que diversos ecos do 2º Capítulo Provincial vão ao encontro do que está sendo pensado para o mundo marista. “Palavras como ecologia, defesa dos direitos, periferias e criatividade estão em consonância com o que pede o Plano Estratégico do Instituto para os próximos anos", explicou. Em seguida, os Irmãos Odilmar Fachi e Jader Henz, Relatores do Capítulo, resumiram os principais pontos abordados até o momento, para subsidiar os participantes no início da construção das prioridades para o próximo Triênio.

Na quinta-feira, 6/12, a programação chegará à sua etapa final, intitulada Compromisso. Serão iniciadas as discussões sobre as prioridades para os próximos três anos e haverá um diálogo sobre Animação e Governança. A tarde terá um dos momentos mais importantes da assembleia, a eleição do Conselho Provincial.