Navegar para Cima

Notícias

Simpósio Juventudes ocorre na próxima semana

21/09/2021
Institucional
Confira a programação e convidados desta edição

Na próxima semana, dias 30/9 e 1º/10, ocorre a segunda edição do Simpósio Juventudes, de forma exclusivamente online, pelo Zoom. Organizado pelo Comitê Juventudes e o Observatório Juventudes da PUCRS, ambos espaços de diálogo da Rede Marista, o evento tem como objetivo potencializar reflexões sobre as juventudes contemporâneas, a partir de enfoques relacionados às diferentes dimensões da vida juvenil. Serão dois dias que contarão com conferências, painéis e apresentação de trabalhos. 

Na última semana, foram divulgados os trabalhos homologados no site oficial do Simpósio. Para conferir a lista dos projetos aprovados, acesse aqui ​

 Nossas vozes  

A segunda edição do Simpósio Juventudes carrega a temática Dos impactos do cotidiano à coragem de promover a vida digna com adolescentes e jovens. Seu conceito está embasado na proposta que o Papa Francisco faz para: “reconstruirmos o Pacto Educativo Global, ao nos empenharmos com audácia e coragem em um projeto que invista as melhores energias em processos educativos criativos e transformadores". 

Faça a sua inscrição aqui.​ (VAGAS ESGOTADAS)

Programação do II Simpósio 

A programação do evento está bastante diversa e conta com participações especiais. Confira: 

Para conduzir a conferência de abertura, contaremos com a participação do Prof. Dr. Paulo César Rodrigues Carrano. Docente, escritor e coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório Jovem do Rio de Janeiro, na Universidade Federal Fluminense. 

No início da tarde, teremos uma abertura cultural, conduzida pelo cantor e poeta Zé Vicente. Na sequência, o painel Vivências juvenis, horizontes de sentido contará com a participação de Marcelo Barros, monge beneditino, escritor e teólogo, e da Prof. Ma. Lorena Bandeira, psicóloga, docente e vice-coordenadora do Núcleo Viktor Frankl de Logoterapia da Universidade Estadual da Paraíba. 

Para o segundo dia, estão previstos como convidados para o painel Pactos fundamentais para firmamos as Juventudeso Prof. Dr. Afonso Murad, Irmão Marista, escritor e docente na Faculdade Jesuíta (FAJE), e o Prof. Dr. Paulo Cesar Carbonari, filósofo, professor, membro do Grupo de Estudo e Pesquisa de Educação em Direitos Humanos, militante de direitos humanos (CDHPF/MNDH). 

Acesse o site oficial do Simpósio Juventudes. 

Saiba mais sobre o Observatório Juventudes aqui.   ​