Navegar para Cima

Notícias

Símbolos e inspirações para um novo começo

11/12/2015
Institucional
Monumentos, flora, fauna, ícones e pontes. Os elementos da textura que representam a diversidade da Província Marista Brasil Sul-Amazônia

​Monumentos, flora, fauna, ícones e pontes. Os elementos da textura que representam a diversidade da Província Marista Brasil Sul-Amazônia foram o tema da celebração da manhã desta sexta-feira (11/12), último dia do Capítulo Provincial.

Inspiração do dia, a textura que forma a palavra Juntos, faz referência ao desafio de unidade na diversidade, do olhar atento às culturas e realidades de cada espaço de missão, da disposição em estar presente nos lugares onde a vida clama. Divididos em grupos, Irmãos, Leigos(as), colaboradores e jovens foram convidados e refletir sobre os diferentes aspectos dessa diversidade e, juntos, entoaram cantos que representaram cada elemento.

Já na sala Capitular, como em todas as manhãs, a Assessora Irmã Zenilda Petry, convidou os capitulares para ecoarem o que dizem e sentem seus corações. Relatos de gratidão, de avaliações, de memória dos últimos dias vividos foram mencionados.

Avaliação do presente e recomendações para o futuro

A primeira parte da manhã foi dedicada à apresentação do estudo realizado sobre o atual modelo de governança e gestão da Rede Marista, em vigor desde 2012. Ir. Deivis e Marcelo, que coordenaram a pesquisa, relataram os principais temas e conclusões que emergiram da escuta quantitativa e qualitativa realizada com os Irmãos, instâncias corporativa e canônica, e junto aos empreendimentos. Foram mais de 107 respondentes na etapa quantitativa e mais de 12h de escuta em entrevistas e diálogos nos grupos focais.

A partir dos dados apresentados, os Capitulares expuseram suas ponderações. As recomendações serão analisadas pelo novo Conselho, e deverão contribuir para qualificar o processo de governança, sanar as atuais lacunas, garantindo profissionalismo dinamicidade, simplicidade e leveza.

No restante da manhã, teve início a elaboração das recomendações aos Irmãos, Leigos(as) e ao Conselho Provincial.