Navegar para Cima

Notícias

Setembro marca celebração da Bíblia

30/08/2021
Institucional
Neste mês, de forma especial, recordamos a vivência dos ensinamentos da Bíblia em nosso dia a dia

​​Celebrar o mês da bíblia em setembro é uma prática incentivada pela Igreja Católica desde 1971, em decorrência do Dia Nacional da Bíblia e da festa de São Jerônimo, patrono dos estudos bíblicos.  ​

O tema deste ano é a Carta de Paulo aos Gálatas e o lema é "Todos vós sois um só em Cristo Jesus" (Gl 3,28d). Em alusão a este período, disponibilizamos abaixo alguns subsídios, como vídeos e indicações de livros e revistas que poderão inspirar reflexões e momentos de cultivo da espiritualidade. 

Carta de São Paulo aos Gálatas

​Acesse aqui a versão disponibilizada pela Paulus.

Vídeos - Produção Verbo Filmes

Leituras

  • CENTRO BÍBLICO VERBO. O evangelho de Jesus Cristo crucificado: “é para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). Entendendo a Carta aos Gálatas. São Paulo: Paulus, 2021.

  • CNBB - COMISSÃO EPISCOPAL PARA ANIMAÇÃO BÍBLICA E CATEQUÉTICA; FERREIRA, Joel Antônio. Carta aos Gálatas: “Pois todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d). Texto-Base Mês da Bíblia 2021. Brasília: Edições CNBB, 2021.

  • MESTERS, Carlos; OROFINO, Francisco. Carta de São Paulo aos Gálatas: “Pois todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d). São Leopoldo: Editora Cebi, 2021. Coleção “A Palavra na vida”, n. 392. Livro com sugestões de roteiros de Círculos Bíblicos para o mês da Bíblia da ICAR, em 2021, tratando sobre a Carta de São Paulo aos Gálatas.

  • VIDA PASTORAL. Ano 62, número 341, setembro-outubro. São Paulo: Paulus, 2021. Artigos nesta Revista

    • ​BARBOZA, Maria Aparecida. Da pastoral bíblica à animação bíblica da pastoral: 50 anos do mês da Bíblia no Brasil. Pg. 4-13.

    • NAKANOSE, Shigeyuki; MARQUES, Maria Antônia. O evangelho de Jesus Cristo crucificado: entendendo a Carta aos Gálatas. Pg. 14-21.

    • FERREIRA, Joel Antônio. O Hino Batismal (Gl 3,26-28): chave de leitura da Carta aos Gálatas. Pg. 22-29.

    • ​​SILVA, Rafael Rodrigues da. A liberdade cristã e os conflitos nas comunidades. Pg. 30-37

A Bíblia, Sagrada Escritura ou Palavra de Deus, é como uma carta enviada, que hoje atualizamos com o cultivo da fé no cotidiano de nossas vidas. É referencial e alicerce que traz luzes, anuncia a Boa Nova, nos conduz ao discernimento e nos inspira a caminhar em direção ao propósito de construir uma sociedade justa, fraterna e solidária. Busquemos na Palavra de Deus essa motivação para vivermos o amor pleno e a paz.