Navegar para Cima

Notícias

Seminário sobre educação inclusiva ocorre nesta semana

08/11/2021
Institucional
Evento será realizado nos dias 11 e 12 

Nos dias 11 e 12 de novembro, será realizado o II Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva: infâncias e juventudes em foco, de forma online, pelo Zoom. Com duração de 16 horas, o seminário terá abertura oficial dia 11/11, quinta-feira, às 9h30 e contará com conferências, espaço de diálogo e apresentações de trabalho. Confira a programação completa aqui.

O evento tem como objetivo ser um espaço de reflexões e debates científicos em torno da temática da inclusão nas áreas das infâncias e juventudes, considerando não somente a inclusão escolar, mas também a socioeducacional em diferentes contextos, bem como a natureza essencialmente interdisciplinar desse campo.

A atividade organizada pelo Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente​, em conjunto com a pós-graduação em Educação da Escola de Humanidades, é direcionada a pesquisadores, acadêmicos de graduação e pós-graduação, professores da Educação Básica, da Educação Superior e profissionais que atuam no âmbito da Saúde, Educação, Assistência Social e áreas afins.

Sobre o evento

A primeira edição do Seminário foi realizada em 2017 e abordou o tema “O ensino e a aprendizagem em discussão". Contou com a participação de 426 pessoas, representando 19 estados brasileiros, além de participantes de Portugal e Espanha. Além disso, 83 trabalhos completos e 61 pôsteres foram apresentados.

Nesta segunda edição, cujo tema são as “Infâncias e juventudes em foco", além dos organizadores também estão envolvidos pesquisadores portugueses. Espera-se, assim, ampliar e consolidar a interlocução entre as pesquisas científicas e as práticas de diferentes agentes sociais envolvidos na inclusão das infâncias e juventudes. 

O evento é aberto e as inscrições podem ser realizadas aqui​