Navegar para Cima

Notícias

Seminário Estadual do Pacto Educativo Global será realizado na próxima semana

19/11/2021
Institucional
O evento é promovido pelo Fórum Estadual do Pacto Educativo Global

No dia 27 de novembro, será realizado o Seminário Estadual do Pacto Educativo Global. O evento reunirá educadores, gestores e estudantes, para sistematizar escutas realizadas nas instituições que compõe o Fórum Estadual do Pacto Educativo Global e propor compromissos comuns na continuidade da mobilização do Pacto no Rio Grande do Sul. O Seminário será realizado em formato híbrido com atividades presenciais no auditório do Prédio 50 da PUCRS e  transmissão simultânea pela plataforma Zoom. Interessado devem fazer a inscrição gratuita até o dia 25/11 no link: https://forms.office.com/r/6KwbH4g97S.

A programação do evento contará com a presença do palestrante, escritor e cantor Jorge Trevisol em seu momento de abertura. Após serão realizados momentos de relato de experiências abordando diversas pautas relacionadas ao Pacto Educativo Global. Após será o momento do painel Desafios e esperanças da Educação no RS com a mediação de Oswaldo Dapiaz, do Sindicato do Ensino Privado (SINEPE/RS) e as participações de Ana Bagestan, do Conselho Estadual de Educação, Ana Wendlant, estudante da Rede Salesiana de Santa Rosa, Ana Rosimeri Araújo da Cunha, assessora de inclusão da Rede Marista e Ir. Elenar Luisa Berghahn, Conselheira Geral do setor de educação da Rede ICM - Irmãs do Imaculado Coração de Maria.

Para Diego Farias, representante da Família Franciscana: “o Pacto está reacendendo, em nós, um desejo de sermos uma Igreja em saída, que vai ao encontro e dialoga. Somos partes de uma causa muito bonita e muito desafiadora: a construção de um mundo melhor, mais fraterno, justo e igualitário", avalia.

“A razão pela qual constituímos este Fórum Estadual em torno do Pacto é uma evocação ao comprometimento com a educação inclusiva e de qualidade para todos", explica o professor José Adelar Ferreira do Colégio Maria Imaculada.

Sobre o Fórum Estadual

Inspirados no chamado do papa Francisco, que propõe esta mobilização mundial para a defesa de uma educação mais aberta e inclusiva, na qual os ambientes educativos sejam espaços de escuta paciente, de compreensão e, sobretudo, de diálogo e, sintonizados com as ações realizadas pela Articulação Brasileira do Pacto Educativo Global (ABPEG), o Fórum Estadual do Pacto Educativo Global já reúne 30 instituições de redes de ensino, sindicatos de professores e das escolas, congregações religiosas, instituições de educação e pastorais ligadas ao Regional CNBB Sul 3.

Instituições interessadas em participar desse coletivo podem entrar em contato com Luiz Carlos Selbach, no e-mail: [email protected]. Para receber mais informações sobre o Pacto no RS, cadastre-se no link https://forms.office.com/r/Za5mHufdGw.