No dia 12 de abril, a Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente da Rede Marista e o Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com as Gerências Educacional e Social, promovem a 6ª edição do Seminário A Escola e o Sistema de Justiça. Com o tema Práticas de resolução de conflitos - a Justiça Restaurativa e Educação para a Paz, o evento online é destinado a Irmãos Maristas, gestores/as e colaboradores/as convidados dos Colégios e Unidades Sociais da Rede.
Anualmente, o Seminário aborda particularidades do cotidiano escolar sob a perspectiva jurídica e de múltiplas áreas do conhecimento. Nessa edição, contaremos com o promotor da Infância e Juventude, Meio Ambiente e Consumidor, Sérgio da Fonseca Diefenbach, falando sobre a prevenção na resolução de conflitos, e o professor em cursos de Pós-graduação em Pedagogia, Psicologia e Neuropsicopedagogia, Guilherme Marcos Nogueira, fazendo uma abordagem a partir da neurociência sobre tais intervenções.
Para o coordenador da Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente da Rede Marista, Ir. Sandro Bobrzyk, a formação está em sintonia com os movimentos que ocorrem na educação básica, muitos deles com repercussões no sistema de justiça. “Neste ano, nos apropriaremos de ferramentas para resolução de conflitos para potencializar o fortalecimento de vínculos e a cultura da paz no espaço educativo, com base em evidências científicas e na premente necessidade de contribuir para um mundo melhor para se viver”, destaca.
O evento será realizado a partir das 15h com transmissão online pela plataforma Teams. Confira a programação completa:
6ª Seminário A Escola e o Sistema de Justiça
15h | Acolhida e abertura oficial do Seminário
15h45 | Práticas preventivas de resolução de conflitos: círculos de paz e o ambiente social/educativo - Dr. Sérgio da Fonseca Diefenbach
16h30 | A neurociência e as práticas restaurativas - Prof. Guilherme Marcos Nogueir
7h15 | Painel de perguntas
Em outros anos, alguns dos temas abordados no Seminário, foram: As faces da violência sexual - Encaminhamentos legais nos casos de violência sexual; Posicionamentos internos e políticas de proteção - A violência no ambiente escolar e os impactos no desenvolvimento da criança e Ato de indisciplina e ato infracional no ambiente escolar; Política de Proteção de Crianças e Adolescentes - Autonomia da Escola e diálogo familiar frente as situações de: violências em ambiente escolar e Inclusão Escolar.