Navegar para Cima

Notícias

Semana de formação vocacional marca caminhada da Região América Sul

06/09/2019
Vida Partilhada
Escola Vocacional ocorre até amanhã, em Porto Alegre

​Conteúdo editado em dia 5/11​

Até amanhã, 7/9, ocorre a Escola Vocacional da Região América Sul. Encontro que iniciou na segunda-feira, 2/9, oportunizou uma semana de formação teórico-prática sobre a cultura vocacional para mais de 80 representantes das cinco Unidades Administrativas da Região América Sul.

Ao longo da semana, as atividades foram divididas em quatro eixos temáticos que apresentaram a cultura vocacional em diferentes perspectivas. No primeiro dia, foi trabalhado o Eixo Marista, com a partilha da história e trajetória de Marcelino Champagnat e os p​rimeiros Irmãos.

Já no segundo dia, o Eixo Pastoral Vivencial foi organizado por meio de oficinas. Uma delas, foi conduzida por Neth Couto, integrante da Província Marista Brasil Centro-Norte. Ela articulou um momento para repensar o cuidado com o corpo e a relação de bem-estar. Para ela, trabalhar a corporeidade é uma forma de estar em uma mesma frequência com o/a outro/a. "Entender que os nossos gestos também fazem parte da nossa comunicação é essencial", explica. “Na Animação Vocacional, precisamos estar leves e reverberar vida, bons sentimentos, o carisma marista por meio de nossos movimentos", completa.

Já na quinta-feira, a formação contou com a presença do Secretário Executivo da Umbrasil, Ir. Natalino Guilherme de Souza. Ele abordou o tema Antropologia e Vocação e proporcionou momentos de diálogo e partilha entre os/as participantes ao longo do dia. 

A última temática foi trabalhada na sexta-feira, pela condução do Ir. Tony León, do Secretariado Irmãos Hoje, do Instituto Marista. Ele dialogou com os/as participantes por meio de dinâmicas, e os/as convidou a refletir sobre seus objetivos de vida e a importância em estar à serviço do/a outro na vivência da vocação: “Nossos dias podem ser repletos de momentos de dificuldade, mas muitas vezes podemos olhar a situação por uma outra perspectiva e transformar a vida", disse.

O encerramento da Escola Vocacional ocorre neste sábado e prevê um momento de partilha e avaliação entre as Unidades Administrativas. O Ir. Tony León seguirá a frente da reflexão. ​

Confira o vídeo produzido ao longo da semana​