Navegar para Cima

Notícias

Ruas de Porto Alegre homenageiam continuadores da missão marista

05/12/2017
Institucional
Desde o dia 30 de novembro, o Bairro Mario Quintana, em Porto Alegre, conta com três logradouros que homenageiam pessoas que dedicaram suas vidas à missão marista. A data foi marcada pelas cerimônias de inauguração das Ruas Irmão João Batista Camilotto, P

​​Desde o dia 30 de novembro, o Bairro Mario Quintana, em Porto Alegre, conta com três logradouros que homenageiam pessoas que dedicaram suas vidas à missão marista. A data foi marcada pelas cerimônias de inauguração das Ruas Irmão João Batista Camilotto, Pedro Polidori e Irmão Antônio Cecchin. Ocorridos no Colégio Marista Rosário e na Casa Marista da Juventude (Caju), os descerramentos das placas foram acompanhados por Irmãos, familiares, representantes da Rede Marista e pelo vereador João Carlos Nedel, proponente do projeto de nomeação.

A homenagem faz parte das celebrações pelo bicentenário da atuação marista do mundo e reconhece trajetórias voltadas para a educação e à promoção da vida. Saiba mais sobre os homenageados abaixo:


- Irmão João Batista Camilotto
Com ampla trajetória na Educação, atuou por cerca de 40 anos no Colégio Marista Rosário, onde foi professor e Diretor, no Marista Champagnat e na PUCRS. O Irmão dedicou 78 anos à vida religiosa, e era licenciado em Letras Clássicas e em Filosofia pela PUCRS, com especialização em Língua e Literatura Hebraica pela mesma universidade e em Língua, Literatura e Fitologia Grega, pela Universidade de Sorbonne (França).

- Pedro Polidori
Após concluir os estudos no Colégio Marista Rosário, foi um dos maiores entusiastas da Associação dos Ex-Alunos Maristas de Porto Alegre (AAMP). Junto à instituição, atuou na manutenção e reforma do antigo Colégio Irmão Weibert, mantido pela AAMP por anos.  

- Irmão Antônio Cecchin
Reconhecido pela seu expressivo engajamento social e político, o Ir. Cecchin ajudou a fundar inúmeros grupos ligados à ação pastoral e ecológica. Atuou em movimentos sociais, organizou grupos de catadores de lixo e cooperativas de reciclagem e fundou diversos grupos e ONGs. Foi também o criador da Romaria da Terra e da Romaria das Águas. Era conhecido como um profeta da ecologia. Recentemente, sua irmã, Matilde Cecchin, lançou um livro que reúne memórias em homenagem ao Irmão. Acesse a publicação aqui.