Navegar para Cima

Notícias

Restauração dos Ecossistemas é tema do Dia Mundial do Meio Ambiente

04/06/2021
Institucional
Restauração dos Ecossistemas é tema do Dia Mundial do Meio Ambiente

​​​​​Hoje, 5/6, celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Nesta data, resgatamos a importância presente no olhar cuidadoso e responsável para a Casa Comum, ou seja, para o espaço que dividimos com outros seres vivos e com a natureza.

Principal data das Nações Unidas para sensibilizar e impulsionar ações para problemas ambientais urgentes, em 2021, ela também marca o lançamento oficial da Década das ​​Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030. Como maristas, atuamos em uma missão que forma cidadãos comprometidos com a promoção da vida. Desse modo, temos o compromisso de potencializar olhares e práticas em prol do cuidado do outro e do ambiente em que (con)vivemos.  

Presença marista no cuidado com a Casa Comum

Como forma de recordar essa data, contamos com o apoio do Irmão Marista Ronilton Santos, da Comunidade Marista de Lábrea e do Irmão Danilo Bezerra, da Comunidade Marista de Boa Vista. Através de seus relatos e experiências cotidianas, eles partilham conosco diferentes percepções sobre a relevância desta data. 

“O meio ambiente é um bem coletivo, patrimônio de toda humanidade e responsabilidade de todos." (Papa Francisco)

​​
Em seu áudio, Ir. Ronilton retoma a história da data e enfatiza a atenção do Papa Francisco para a urgência do cuidado com o meio ambiente.

​​​ Texto auxiliar da imagem

Ir. Ronilton recorda a data e fortalece o cuidado com a Casa Comum.

 

“Marcelino Champagnat ouvia a música das águas do rio Gier, conectando-se com a criação e com o Criador"  

Em 5 de junho, celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, ou como diz Frei Betto, “mãe ambiente, por ser nosso solo, nossa raiz e nosso alimento". Recordamos que em L'hermitage, Marcelino Champagnat ouvia a “música" das águas do rio Gier, conectando-se com a criação e com o Criador.

Nascia ali, o carisma e a espiritualidade marista, fonte de vida e missão junto às crianças, jovens e pobres, com a convicção de que o clamor dos pobres é o clamor da terra. Esta realidade se expressa na vida fraterna e trabalho manual, na oração diária encarnada, na educação integral e na missionariedade, indo das águas da França às águas do mundo, afinal, somos filhos (as) de uma família global e estamos em mais de 80 países.

Atualmente, com as águas e outros elementos da natureza, somos chamados/as a nos conectar com essa história, com a criação e com o Criador, contemplar e cuidar da vida, promover uma educação socioambiental e viver o profetismo, com participação social e incidência política na perspectiva das políticas públicas e de uma ecologia integral, em que tudo está interligado.

Que São Marcelino Champagnat e Nossa Senhora da Amazônia nos guiem nos caminhos do bem viver!​

Já Ir. Danilo, faz memória ao fundador da missão marista e demonstra como o respeito e a conexão com a natureza estão presentes no berço da história marista.