Navegar para Cima

Notícias

Representantes maristas participam do Curso de Capacitação para Conselheiros de Políticas Públicas

18/10/2021
Institucional
A formação é promovida pela CNBB e tem duração de três meses

 A Rede Marista busca constantemente qualificar a representatividade e a incidência em espaços públicos, com ênfase na defesa e promoção dos direitos e da dignidade humana. Com esse objetivo, procura formar seus representantes a partir dos valores maristas e de pautas que sejam relevantes para seus espaços de articulação.

 Um exemplo disso é participação de representantes institucionais no Curso de Capacitação para Conselheiros de Políticas Públicas promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com duração de três meses, a formação tem o objetivo de preparar os conselheiros para o diálogo concreto com os poderes institucionais, no que tange à elaboração e aplicação dos recursos previstos nos orçamentos públicos.

 Após a aprovação e certificação, os conselheiros estarão aptos a entender o ciclo das políticas públicas e seus respectivos prazos e impactos nas pessoas, bem como ter um aprofundamento nos fundamentos da fé e da política, segundo a doutrina social da Igreja. Além disso, terá conhecimento técnico para ser um bom fiscal na elaboração, aprovação e acompanhamento da execução da efetiva aplicação das políticas públicas.

 Participam da formação representando a Rede Marista os colaboradores: Luiz Carlos Pilotto, da Instância Corporativa e Canônica, e Angela Cuadrado Spolidoro, da Gerência Social. Para Pilotto, essa formação qualifica o trabalho dos representantes maristas e nos aproxima de diferentes interlocutores: “precisamos exercer o diálogo concreto com todos e a busca constante do consenso, sem enfrentamentos e sem assumir suas posições políticas. O importante é ser servidor do povo, principalmente aos mais necessitados", avalia.

 “Somos Igreja e seres relacionais com deveres de no empenharmos no atendimento das necessidades dos outros. Tudo está alinhado para o bom cumprimento da Missão Marista no aspecto extra filantrópico", reforça o representante marista.

​Para saber mais sobre a Representação Institucional Marista acesse aqui.​