Navegar para Cima

Notícias

Representantes maristas participam de conferência nacional sobre Direitos da Criança e do Adolescente

30/12/2020
Institucional
O evento foi promovido pelo Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes

Registro da cerimônia de abertura da Conferência que contou com a participação de autoridades​ e adolescentes


A incidência marista em espaços de construção de políticas públicas é um dos compromissos assumidos pela nossa instituição com o objetivo de promover os direitos das crianças, adolescentes e jovens. Nesse sentido, a representação institucional se faz presente através da participação em conselhos municipais, estaduais e federais. Recentemente, alguns de nossos representantes participaram da 11ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Realizada de 26/11 a 10/12, teve como tema: Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências. Em função da pandemia, a conferência foi realizada no formato online, mas não deixou de ter a sua relevância e trazer para o centro da discussão essas temáticas tão importantes, como relata a assistente social da Escola Marista Santa Marta Graciele Silva de Matos: “participei como delegada da Conferência e vejo que, mesmo em um formato diferente do presencial, ela foi muito potente e trouxe ganhos para a discussão da pauta da proteção e promoção dos diretos", avalia.

​(Re)inventar-se em um ano de pandemia

A educadora do Marista Santa Marta vem atuando em Santa Maria, desde 2018, como representante institucional marista em espaços públicos. Ela conta que a organização dessa conferência em um formato digital foi um desafio para todos. “O trabalho de planejamento da Conferência Nacional começa ainda nas discussões a nível municipal, passando pautas para os conselhos estaduais, que então levarão as temáticas para o nível nacional. Sabíamos que o evento seria no final de 2020, mas não imaginávamos que teríamos que repensar as estruturas e formatos", explica.

Para que os delegados pudessem ter acesso as deliberações das propostas estaduais e votassem nas propostas e menções, foi elaborada uma plataforma digital com acesso restrito. Para que a sociedade pudesse acompanhar as discussões, palestras e painéis, toda a transmissão foi disponibilizada no canal do youtube do Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (Conanda).

Em um momento em que os espaços de controle social estão cada vez mais enrijecidos e que a sociedade civil teve que se unir para garantir a realização do evento, a educadora avalia que a conferência, teve muitos pontos positivos:

“Eu avalio a Conferência como um espaço muito importante. Ainda mais nesse ano de pandemia onde as desigualdades sociais ficaram ainda mais latentes, não poderíamos deixar as crianças e os adolescentes desassistidos e passar a discussão dessa pauta para os próximos anos. Os direitos de cada um e cada uma devem ser garantidos todos os dias", avalia Graciele.

Além disso, a educadora também destaca como ponto positivo a participação efetiva dos adolescentes de todo o Brasil na discussão e elaboração de políticas públicas. Segundo ela, 47 adolescentes foram empossados como representantes do Comitê de Participação de Adolescente - CPA.

​A representação marista em espaços de políticas públicas

Para a educadora do Centro Social Marista e Porto Alegre (Cesmar), Rose Ceroni Canabarro, a participação em espaços como o Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um marco muito importante para a instituição: “quando estamos em espaços de incidência pública como esse nós estamos cumprindo, de fato, a nossa missão enquanto maristas que é lutar pelas crianças e jovens", avalia.

A educadora Graciele Silva de Matos, que vem participando do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Maria, reforça o posicionamento de Rose, falando sobre o reconhecimento que a Rede Marista já tem nesses espaços públicos. “Quando nós, representantes maristas, estamos integrando os conselhos, comissões ou comitês a gente percebe o reconhecimento que a Rede Marista tem em todos esses espaços. Sabemos que essa não é uma construção de agora, é um trabalho realizado por muitos Irmãos, gestores e Leigos comprometidos com as infâncias e juventudes. São pessoas que realmente querem construir coletivamente um futuro melhor paras as pessoas", avalia.

​A Rede Marista se faz presente em diversos espaços de incidência política e controle social, mediante a participação em conselhos de direitos, fóruns nacionais, coalizões, redes, grupos de trabalho, espaços nacionais, estaduais, municipais e internacionais. Atuando sempre com transparência de ações e diálogo, buscamos contribuir, assim, na efetivação dos direitos humanos e da cidadania. ​