Navegar para Cima

Notícias

Representantes da Rede Marista participam do 5º Encontro da Rede de Centros de Memória

18/11/2019
Institucional
O evento foi realizado de 4 a 8 de novembro na Argentina

​O Instituto Marista tem, desde sua origem, atenção especial à preservação de sua memória. Buscando aprimorar as práticas de trabalho e refletir sobre os diferentes aspectos da preservação da história marista, foi realizado de 4 a 8 de novembro o 5º Encontro da Rede de Centros de Memória Marista da Região América Sul.

O evento, realizado na Argentina, reuniu Representantes da Área de Patrimônio e Memória das Unidades Administrativas que compõem a Região da América Sul entre eles/as: coordenadores/as, técnicos/as, colaboradores/as e Irmãos. A Rede Marista foi representada pelo Irmão Genuino Benini e pelos/as colaboradores/as Gustavo Balbinot, Gabriela Figurelli, Graziele Santorum e Simone Flores. Os Irmãos Josep María Soteras, conselheiro geral do Instituto Marista, Alberto Aparicio, secretário executivo da Região da América Sul, e o colaborador do Memorial Marista Diógenes Araújo, membro da Comissão do Patrimônio Espiritual Marista, também participaram do evento.

Entre as pautas discutidas no Encontro estava o foco do trabalhado desenvolvido pelos Centros de Memória que não se esgota apenas em um olhar para o passado, mas tenta, acima de tudo, inspirar a missão atual, nutrir a espiritualidade e oferecer modos concretos de viver em comunidade.

​Durante o Encontro, os representantes da Rede Marista apresentaram a Política Institucional para Acervos Históricos desenvolvida por um grupo de trabalho interdisciplinar. O documento conta com diretrizes para a organização, preservação e acesso aos materiais que têm valor espiritual e histórico para a Instituição.

 

​​​ Texto auxiliar da imagem

Representantes da Rede Marista juntamente com o Irmão Soteras

​Partilhas e formação em conjunto

O Encontro da Rede de Centros de Memória Marista se propõe a ser um espaço de discussões e partilhas das práticas realizadas em cada Unidade Administrativa da Região América Sul.

Neste aspecto, o evento também abriu espaço para formação e consultorias técnicas, como, por exemplo, a apresentação do modelo de trabalho do Grupo Marista que utiliza a ferramenta Canvas para o desenvolvimento de matrizes Swot dos Centros de Memória. Além disso, as consultoras Susana Brandariz e Magalí Alonso conversaram sobre a conservação preventiva das coleções e realizaram atividades práticas com os participantes.

Para dar continuidade aos aspectos trabalhados no Encontro, foram definidas quatro frentes de atuação temáticas que seguirão estudando aspectos relacionados à: formação e capacitação; educação; comunicação; e pesquisa e inovação.​​