Navegar para Cima

Notícias

Representante da Região América Sul é nomeado para o Secretariado Ampliado de Leigos

08/01/2021
Institucional
Pertencente à Província Marista Brasil Sul-Amazônia, Marcos Broc fará parte do grupo a partir de janeiro

​​​​No segundo semestre de 2020, após assembleias, o Superior Geral e o Conselho encaminharam as nomeações para o Secretariado de Leigos do Instituto Marista​. Entre os nomes indicados, está Marcos José Broc, que integra a Província Marista Brasil Sul-Amazônia e é membro da equipe de Animação Vocacional da Região. Marcos fará parte de uma equipe composta pela coordenação e o secretariado ampliado – que reúne representantes de todas as Regiões maristas.

“Recebi a notícia por meio de uma ligação do Provincial, Ir. Inacio Etges, em uma manhã de home office. Foi uma surpresa", conta Marcos. Ele lembra que, no momento que percebeu a dimensão da atuação que era convidado a assumir, a pergunta que passou pela sua cabeça foi a mesma que Maria fez ao Anjo Gabriel: "como vai se dar isso?". Entusiasmado, o Leigo explica que o novo compromisso é um desafio com diversas reflexões, mas que com certeza vai gerar muito aprendizado e frutos. “Fiquei muito feliz pela possibilidade positiva, pelo desafio, quando desliguei o telefone, estava tremendo", lembra. “A gente imagina um monte de coisas. Foi um dia de agradecimento."

Entre os objetivos principais da sua nova atuação, está a necessidade de ser elo da Região com o Secretariado, contribuir com os processos de animação do Instituto e acompanhar como essa caminhada se dá nas outras Regiões. Ele explica que, mesmo com anseios, acredita que essa jornada será bonita e construtiva. “Minha trajetória marista se baseia na confiança e na vivência, acredito muito no pensar em conjunto, compartilhar ideias e atuar de forma colaborativa", comenta. Marcos retoma que uma das premissas da atuação laical no mundo também tem se voltado para esse olhar mais global. “O que nos une? Precisamos olhar de forma especial e por em prática o ser família marista global".

Embora sua nomeação se oficialize agora em janeiro, ele já está inserido em diversos espaços. Raul Amaya, diretor do Secretariado, e João Fedel, integrante da Província Marista Brasil Centro-Sul e representante da Região até 2020, o acompanharam nesse processo. “Eles tiveram a sensibilidade de já me convidar para encontros, para fóruns e a conhecer mais os espaços em que estarei inserido", explica Marcos. “Um dos processos que já participei foi das escutas do Secretariado às equipes de animação da vocação laical das Províncias da Região".

Uma caminhada compartilhada

Seguindo um caminho que iniciou com João Fedel, Marcos vislumbra com alegria e esperança o novo capítulo que vivenciará em 2021. Diante de um tempo adverso, ainda em pandemia, ele reconhece que tem um compromisso grande em representar cinco Unidades Administrativas com contextos plurais. Entretanto, acredita que há muito a contribuir.  “Eu carrego comigo a pedagogia de fazer a pergunta certa, espero que as pessoas se façam as perguntas certas para transformar as realidades. As pessoas encontrarão sentido para o próximo ano se fizerem as perguntas essenciais a si mesmos, e nós precisamos ajudá-las a se questionarem", finaliza.

Conheça o Secretariado de Leigos

O Secretariado de Leigos é um órgão da Administração Geral do Instituto Marista que anima a vocação laical marista em sintonia com as Unidades Administrativas. Está formado pelo diretor, Raúl Amaya (Santa María de los Andes), e dois diretores-adjuntos, Manu Gómez (Mediterrânea) e Agnes Reyes (East Asia). Acompanham sua missão uma equipe mais ampla, o Secretariado Ampliado, atualmente formado por Marcos Broc (Região América Sul), Carole Wark (Austrália), Ana Saborío (América Central) e Ir. Elias Iwu (Nigéria).