Navegar para Cima

Notícias

Reporte da Rede Marista | 25 de novembro de 2021

25/11/2021
Institucional
Confira as principais notícias que foram destaque em nossos empreendimentos ao longo desta semana:   

Confira as principais notícias que foram destaque em nossos empreendimentos ao longo desta semana:    

  • Nesta semana é realizado o 3º Capítulo Provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, a Rede Marista. Até sexta-feira, 41 Irmãos Capitulares estarão reunidos em Veranópolis para discutir aspectos ligados à missão marista e definir as prioridades de trabalho para os próximos três anos. Na terça-feira, 23 de novembro, ocorreu a celebração de posse do novo Provincial, Ir. Deivis Alexandre Fischer. Com a cerimônia oficial, o Irmão Deivis passa a ser a principal liderança da Instituição ao longo dos próximos três anos. Acompanhe as notícias sobre o Capítulo aqui 

  • Na terça-feira, 23 de novembro, o Cesmar foi agraciado com a Medalha Cidade de Porto Alegre, concedida pela Prefeitura da Capital do Rio Grande do Sul. A distinção é entregue a entidades que realizam serviços relevantes para o desenvolvimento social, econômico e cultural do município. ​  

  • Também na última terça-feira, foi exibido o último episódio da série Caminhos para a Vitória, promovida pela PUCRS em parceria com o Grupo RBS. Gravado em diferentes espaços do Campus da Saúde, o projeto iniciou em novembro e teve nove capítulos apresentados durante o programa Globo Esporte.  O último episódio foi transmitido ao vivo do Parque Esportivo e contou com um desafio: uma corrida de seis minutos com os protagonistas da série, os comunicadores da RBS, Luciano Périco e Alice Bastos Neves. No formato de reality show, a iniciativa teve como objetivo incentivar a busca por uma vida mais saudável. Todos os episódios estão disponíveis no portal da PUCRS. 

  • Projeto de pesquisa da Universidade recebe prêmio de inovação do Grupo Fleury. Conector utilizado no tratamento de pacientes com Covid-19 ficou em 3º lugar na categoria Tecnologias. O protótipo impresso em 3D no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS auxilia no tratamento de pacientes com Covid-19 proporcionando um fluxo maior de oxigênio por minuto. A premiação reconhece um trabalho conjunto que envolveu diversas áreas do ecossistema de inovação da Universidade oportunizando uma terapia até então não disponível pelo SUS.  Saiba mais aqui.  

  • No próximo sábado, dia 27 de novembro, às 9h da manhã, será realizado o Seminário Estadual do Pacto Educativo Global. O evento reunirá educadores, gestores e estudantes para sistematizar escutas realizadas nas instituições que compõem o Fórum Estadual do Pacto Educativo Global, além de propor compromissos partilhados na continuidade da mobilização do Pacto no Rio Grande do Sul. O Seminário ocorrerá em formato híbrido com atividades presenciais no auditório do Prédio 50 da PUCRS e terá transmissão simultânea pela plataforma Zoom. 

  • Educadores dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista participam hoje do fórum Práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias, último encontro da programação do 3º Fórum Marista de Tecnologias da Informação e Tecnologias Educacionais. O evento reúne profissionais das áreas de Tecnologia das três Províncias do Brasil Marista, que compartilham boas práticas e projetos. O case que representará a nossa Província será o Documentação Pedagógica da Educação Infantil do Marista Virtual 3.0, promovido pelo Colégio Marista Medianeira, de Erechim. O evento ocorre a partir das 6 da tarde e será transmitido pelo canal no YouTube da Umbrasil. 

  • No dia 30 de novembro, próxima terça-feira, a Escola de Humanidades da PUCRS promove debate sobre Consciência Negra, de forma online, pelo Zoom. O evento abordará a temática Juventudes e Consciência Negra: Construção política para sociedade inclusiva e de igualdade. Para mais informações e link de acesso ao evento, clique aqui.  

Acompanhe mais detalhes sobre os destaques da semana aqui no portal.    

Conheça a Rede Marista  

A Rede Marista, instituição filantrópica e sem fins lucrativos, é fruto dessa história e dá continuidade a um legado bicentenário graças à dedicação de mais de 10 mil pessoas. São Irmãos Maristas e profissionais de diferentes especialidades que, diariamente, promovem a vida nas áreas da educação, social, saúde e na Amazônia. Conheça mais detalhes sobre a nossa atuação aqui.   ​​