Navegar para Cima

Notícias

Região América Sul dá novos passos para consolidação

25/04/2017
Institucional
A penúltima semana de março foi marcada pela realização da segunda Assembleia da Região América Sul, que ocorreu na casa São José, em Montevidéu. Com o lema Construindo Sonhos, o encontro foi um momento rico de partilha e construção conjunta

​​A penúltima semana de março foi marcada pela realização da segunda Assembleia da Região América Sul, que ocorreu na casa São José, em Montevidéu. Com o lema Construindo Sonhos, o encontro foi um momento rico de partilha e construção conjunta dos cinco conselhos que representam as regiões administrativas da região, além da participação de enviados do Governo Geral e da equipe de implementação da região.

A construção da visão conjunta da Região guia os olhares com o seguinte horizonte: “Seremos, Irmãos e Leigos, uma força educativa-evangelizadora, impulsionadora e articuladora do carisma marista, fortalecendo a liderança e a integração da região América Sul e a cooperação com outras regiões do instituto, com a Igreja e a sociedade". Como princípios operativos, ficaram definidos: Interculturalidade; Mística e Profecia; Mentalidade Global; Liderança Servidora; Sustentabilidade; Solidariedade e Corresponsabilidade; e Inovação. Além desses norteadores estratégicos iniciais, foi apontada a necessidade da construção de um plano estratégico global, a partir do estabelecido pelo modelo operativo da Região.

Todas as iniciativas apresentadas receberam contribuições da Assembleia, que também fez a aprovação e os encaminhamentos, envolvendo a nomeação das equipes e os prazos para implementar o funcionamento da estrutura da Região. No que se refere ao Modelo Operativo, ficou estabelecida a criação de um Conselho Regional, composto pelo presidente de cada unidade administrativa ou por um Irmão Delegado. Para operacionalizar a governança da região, foi criado um Comitê Regional, que será composto por dois representantes de cada unidade, sendo um Irmão e um Leigo, além da participação do responsável do Conselho Regional e do Governo Geral. Ficou acordada, também, a criação de um Secretariado Regional, cargo que será ocupado por um Irmão, escolhido de forma ampliada por todas as unidades administrativas, que iniciará seus trabalhos no segundo semestre, parcialmente, e liberado para início do próximo ano.