Navegar para Cima

Notícias

Rede Marista une esforços para o enfrentamento à violência sexual infantojuvenil

12/05/2020
Institucional
O dia 18/5 é marcado Lei Federal nº 9.970/2000 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - data nos mobiliza nessa luta.

​​​​​O dia 18 de maio é marcado pela Lei Federal nº 9.970/2000 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que completa 20 anos de mobilização. Esse ano também assinala os 30 anos de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e 20 anos do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Atentos a esse compromisso, a Rede Marista lançou a campanha Diálogo para o enfrentamento à violência sexual infantojuvenil, defendendo a promoção e o direto à vida em todas as fases. Infelizmente, os casos de violência contra as crianças e jovens chegam a mais de 80 mil denúncias anuais segundo dados do relatório do Disque 100. 

Para além da data, a campanha nacional 'Faça Bonito​ - Proteja nossas Crianças e Adolescentes' é permanente e realizada o ano todo por meio da conscientização no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Assista ao vídeo e saiba como estar atento na identificação deste tipo de violência:




Compromisso com a proteção da vida

Buscando participar da construção de uma sociedade mais justa e fraterna, investimos na consolidação de políticas institucionais de promoção, proteção integral e defesa das crianças, inspirada nos princípios de Marcelino Champagnat. Assim, de forma pioneira, para a ampliação da garantia dos diretos, desde 2012 contamos com o trabalho da Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente. Esse é o órgão responsável pela execução das políticas de proteção da instituição e tem como objetivo promover os direitos da criança, por meio de ações de formação e conscientização, como: debates, palestras e visitas aos órgãos públicos vinculados aos órgãos legais de proteção. 

Para potencializar o olhar sobre a temática, alguns conteúdos estão sendo abordados no portal institucional e em materiais compartilhados com colaboradores dos Colégios, Unidades Sociais, PUCRS, Hospital São Lucas e InsCer. Um deles é uma cartilha com perguntas e respostas.
cartilha_2020_capa.JPG
Capa e abertura da Cartilha


Confira o artigo produzido pelo Coordenador do Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ir. Sandro André Bobrzyk, intitulado O amor não é amado: o grito contido de quem sofre violência sexual

A Rede Marista possui ainda o Programa Nossos Valores que privilegia, entre outros temas relevantes, a proteção e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. 

Abaixo, destacamos orientações relevantes para todos os cidadãos:

Como denunciar?
Qualquer suspeita de violência sexual deve ser denunciada. Conheça alguns caminhos:
• Disque 100 (canal disponível para todo o Brasil).
• Procure a Delegacia de Polícia Especializada ou Comum.
• Procure o Conselho Tutelar ou os Centros de Referência em Atendimento Especializado (Creas) da sua região.
• Você também pode ligar diretamente para a Polícia (190) ou buscar auxílio junto ao Ministério Público.​