Navegar para Cima

Notícias

Rede Marista se mobiliza com medidas de prevenção ao coronavírus

16/03/2020
Institucional
Empreendimentos da Rede Marista adotam novas medidas de prevenção para as próximas semanas

​​​Atenta à preocupação mundial sobre o coronavírus (COVID-19) e às evoluções no cenário nacional, a Rede Marista vêm se mobilizando com medidas de prevenção e segurança para todos os públicos que atuam e transitam pelos espaços de missão marista. 

Ao longo das últimas duas semanas, foram criados grupos de trabalho em cada um dos empreendimentos para tratar especificamente sobre o tema. Todas as decisões adotadas foram baseadas nas orientações do Ministério da Saúde e dos profissionais do Hospital São Lucas da PUCRS, especializados em infectologia.

Na manhã desta segunda-feira, 16/3, as seguintes decisões foram acordadas em rede: 

  • Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista suspenderão suas atividades a partir de 17/3 (terça-feira). O retorno está previsto para 31/3, com possibilidade de prorrogação futura.

  • A reitoria da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) suspendeu as aulas presenciais a partir das 12h de hoje, 16/3. As atividades acadêmicas serão retomadas no modelo online a partir da próxima quinta-feira, 19/3, e serão conduzidas nesta modalidade até 12/4. A medida se estende aos cursos de graduação, mestrado e doutorado.

  • A Sede Marista, onde atuam as Instâncias Corporativa e Canônica e a Estrutura Executiva dos Colégios e Unidades Sociais suspenderá suas atividades a partir de amanhã, terça-feira, 17/3. O retorno também está previsto para o dia 31/3, terça-feira, com possibilidade de avaliações futuras, conforme o andamento do cenário no país.

  • As consultas nos ambulatórios do Hospital São Lucas da PUCRS serão suspensas temporariamente a partir do dia 17/3 (exceções serão gerenciadas). Será permitida a permanência de um acompanhante por paciente internado (visitas estão suspensas bem como proibida a circulação de crianças que não estiverem em atendimento a partir desta terça-feira, 17/3). ​

  • No Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), os agendamentos e realização de exames ocorrem normalmente. Entretanto, pacientes, familiares e acompanhantes com sintomas de gripe, resfriado e/ou tosse, estão recebendo máscaras e são conduzidos a aguardar o atendimento em recepção especial, em isolamento.

Enquanto maristas, temos a missão de cuidar de todos que circulam em nossos espaços. A decisão foi tomada a partir da orientação do Ministério da Saúde de evitar aglomerações. Embora cada unidade tenha mantido procedimentos diários de prevenção desde o surgimento do vírus no Brasil, entendemos que a diminuição da quantidade de pessoas convivendo nos mesmos ambientes é a forma mais efetiva de evitar a disseminação e aumento gradativo do número de casos. 

Novas definições serão informadas pelos canais oficiais da Rede. 

Seguimos à disposição e em constante diálogo.