Navegar para Cima

Notícias

Rede Marista promove conferência sobre enfrentamento à violência sexual infantojuvenil

19/05/2022
Institucional
O evento será realizado de forma online no dia 27/5

Atualizado em 27/5

​​

O mês de maio é marcado por uma ampla mobilização nacional para o combate ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil. Para discutir estratégias em torno do tema, o Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente da Rede Marista promovem a 3ª Conferência Marista sobre Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil. O evento, que conta com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), será realizado de forma online no dia 27/5, das 18h às 20h, com transmissão via Zoom. 

Com o tema O autocuidado como forma de proteção contra a violência sexual: o protagonismo dos espaços educativos, o evento é gratuito, aberto ao público e destinado para profissionais que atuam com crianças e adolescentes nas instituições de ensino e órgãos da rede de proteção pública, acadêmicos, docentes, religiosos, entre outros membros e colaboradores de congregações religiosas. 

Para participar do evento acesse o link da transmissão do Zoom: 

Senha de acesso: 030077 

ID do webinar: 955 2710 2263 

Interessados em receber certificação devem realizar um cadastro disponível aqui. 

 

Confira a programação completa: 

18h - Abertura da 3ª Conferência Marista sobre Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil 

18h10 - Mesa com especialistas | O autocuidado como forma de proteção contra a violência sexual: o protagonismo dos espaços educativos. 

  • ​Dr. Rodrigo Grassi – É psiquiatra, mestre em Psicologia Cognitiva e doutor em Psicologia na área de Cognição. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde, na área de Neurociência e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS, e professor colaborador do Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança da PUCRS. Pesquisador vinculado ao Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e líder do Developmental Cognitive Neuroscience Lab (DCNL). Pós-doutorado no Queensland Brain Institute da University of Queensland, na área de epigenética. 

  • ​Ma. Caroline Arcari - É escritora, pedagoga, mestra em Educação Sexual pela UNESP e proprietária da Editora Caqui. Autora do best seller Pipo e Fifi: proteção contra violência sexual, sua atuação e suas obras já foram premiadas pela UNICEF, Fundação Abrinq e Save The Children.  
          Consultora na área de Educação Sexual e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, já trabalhou com o Canal Futura, Childhood, Unicef, Comitê Olímpico Brasileiro, Rede Globo, entre outras instituições. Também já atuou na formação de educadores/as, psicólogos/as, profissionais de saúde, conselheiros/as tutelares e assistentes sociais no Brasil, na Inglaterra, em Portugal, na Espanha, nos Estados Unidos e em Cabo Verde. Atualmente, tem 12 livros infantis publicados, é apresentadora do Canal Futura e consultora e parceira do Programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo. 

Por questões de saúde, a painelista Caroline Arcari não poderá participar do evento. A escritora e Mestra em Direitos Humanos, Julieta Jacob, irá subsitituí-la na conferência.

  • ​Dra. Gabriela Teixeira - Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Realizou curso de capacitação junto à Universität Hamburg. Mestre em Direito e Especialista em Direito de Família e Sucessões pela PUCRS, possui experiência na área de Direitos Fundamentais, Direitos da Criança e do Adolescente e Direito Digital. Membro da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/RS. Autora do livro Cyberbullying e mídias sociais: contribuições para a proteção dos direitos fundamentais da criança e do adolescente no contexto digital. 

 19h40 - Painel de Perguntas 

20h ​- Encerramento da Conferência