Navegar para Cima

Notícias

Rede Marista participa da XIV Conferência Municipal de Assistência Social de Porto Alegre

25/08/2021
Institucional
O evento é realizado de forma online de 25 a 26 de agosto

Nos dias 25 e 26 de agosto, acontece a XIV Conferência Municipal de Assistência Social, realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Porto Alegre (RS), com o tema Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social.

A conferência é realizada após a promoção de 15 encontros regionais, que reuniram mais de 500 usuários, entidades, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e representantes governamentais em discussões e debates sobre as principais demandas das comunidades. Esses pontos elencados nos encontros regionais foram reunidos em cinco eixos e deverão ser aprovados durante a conferência, que pode ser acompanhada neste link.

Na abertura do evento, o vice-presidente executivo da Rede Marista, Ir. Odilmar Fachi, destacou a presença marista em instâncias de controle social, assim como a realização do atendimento a diversas crianças e adolescentes nos centros sociais. “A conferência mostra-se como uma oportunidade de debate e construção coletiva, um espaço para definição de agenda de prioridades que poderão impactar na vida de todos nós", afirmou Fachi.

A Rede Marista participa de espaços de controle social na área da Assistência Social, como é o caso dos Conselhos Municipais, entre eles o Conselho Municipal da Assistência Social de Porto Alegre, através da participação em Comissões Regionais de Assistência Social. Para Angela Spolidoro, colaboradora dos Colégios e Unidades Sociais e representante na Comissão Regional de Assistência Social da Região Centro, o Conselho Municipal tem a função de ser o guardião da Política de Assistência: “queremos garantir a participação democrática da população no debate sobre a execução dessa política pública, e a Conferência é um momento fundamental de ampliar essa discussão", avalia.

Já Lisiane Santos, colaboradora da PUCRS e representante na Comissão Regional de Assistência Social Região Partenon, reforça a união entre diferentes interlocutores oportunizada pela Conferência:" o assessoramento prestado a partir de ações integradas entre a iniciativa pública, privada, das organizações da sociedade civil e do controle social é muito importante, pois tem como objetivos a proteção social, a vigilância socioassitencial e a defesa e garantia de direitos", avalia.

A Rede Marista atua no campo da Assistência Social em diferentes frentes. Uma delas é por meio do atendimento direto dirigido às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidades ou risco social e pessoal, como o trabalho realizado nos Centros Sociais maristas. Outra forma é pela defesa e garantia de direitos, buscando a efetivação dos direitos socioassistenciais e, ainda, por meio do assessoramento, prestando serviços e executando programas e projetos voltados, prioritariamente, para o público da política de assistência social.

Para saber mais sobre a atuação marista no campo social, acesse o portal das Unidades Sociais aqui.