Navegar para Cima

Notícias

Rede Marista lança nova edição do Código de Conduta

24/06/2021
Institucional
O documento abrange todos aqueles que atuam nos espaços maristas

Neste mês de junho, a Rede Marista lança, oficialmente, a nova edição do Código de Conduta. O documento passou por um intenso processo de revisão tendo como objetivo refletir sobre as particularidades de todas as áreas de atuação marista. 

Ao todo, mais de 800 colaboradores participaram desse processo de atualização, promovendo a multidisciplinaridade e contemplando diversas áreas de atuação e suas particularidades. Para o supervisor de Riscos e Compliance da Rede Marista, Renato Pereira, esse envolvimento de diferentes profissionais foi importante para a abrangência do Código: “uma instituição presente em tantas realidades da sociedade e que, em suas ações, impacta diretamente a vida de tantas pessoas, precisa ser permanentemente ativa frente ao mundo dinâmico de hoje e clara quanto ao que espera de quem com ela se relaciona. A participação de um grupo grande de profissionais nessa revisão demonstra a preocupação que a Instituição tem com os seus públicos para que o resultado, acima de tudo, seja a prevalência da boa conduta e a integridade das relações”. 

Acesse o Código de Conduta aqui 

O documento reforça a missão e os valores institucionais, além de trazer as diretrizes que norteiam as condutas desejadas pela Instituição, bem como as que não são toleradas.  

O que mudou?

Em linhas gerais, os itens que já constavam na primeira edição foram revisitados, ganhando uma nova redação e, em alguns casos, uma maior abrangência, além de novos tópicos que foram incluídos. 

Entre os principais destaques estão: a descrição completa dos valores institucionais, e a definição da uma maior abrangência do Código de Conduta, incluindo, além dos Irmãos, colaboradores/as, fornecedores/as e parceiros/as, os/as voluntários/as e demais pessoas que, independente do vínculo, representam a Instituição em algum de seus espaços de missão. O Código também conta com novas seções, que falam sobre: direitos das crianças e dos adolescentes; postura e manifestações pessoais; recebimento de presentes e participação em eventos; proteção de dados; atuação dos voluntários. 

Pensando em diminuir o impacto ambiental, os exemplares impressos foram produzidos em uma tiragem menor e estarão disponíveis com os/as gestores/as de área para consulta local. Além disso, todos os Irmãos e colaboradores/as terão acesso permanente à versão digital do Código de Conduta nos portais institucionais da Rede Marista.