Navegar para Cima

Notícias

Rede Marista investe em energia sustentável 

26/11/2021
Institucional
A instituição irá construir uma usina fotovoltaica no Lami

​​​​Em dezembro, a Rede Marista iniciará a concretização de uma iniciativa de energia sustentável: a construção da Usina Fotovoltaica Champagnat I. O projeto é caracterizado como uma usina de médio porte e terá placas solares instaladas em solo ocupando uma área de aproximadamente 15.000m² no Recanto Marista do Lami, localizado em Porto Alegre (RS). 

Um dos pilares do projeto é atender aos apelos da Igreja e do XXII Capítulo Geral do Instituto Marista, que nos pede para trabalharmos em prol de uma consciência ecológica integral que esteja comprometida com o cuidado de nossa casa comum. 

Uma experiência em evolução

A iniciativa deriva do projeto piloto instalado no Colégio Marista Graças, em Viamão (RS), no ano de 2020. Em seu primeiro ano de funcionamento, a usina, com capacidade de 90 kWp, abasteceu toda a demanda de energia do Colégio Maristas Graças. Em termos financeiros, foram economizados aproximadamente R$ 92 mil, além de créditos junto a concessionarias que poderão ser utilizados em momentos futuros, quando a demanda de energia for maior que a capacitade gerada.  

Com todos os benefícios para o meio ambiente e para a produção de energia sustentável, a Usina Fotovoltaica Champagnat I também será um espaço para estudo e pesquisa. O local ficará disponível para realização de visitas guiadas, pois, além do funcionamento das placas de energia solar, os estudantes e pesquisadores poderão ter contato com uma miniestação meteorológica (estação ​​​​solarimétrica) e com controladores de carga que carregam baterias com energia solar.  ​

Fases e detalhes do projeto

O projeto da usina fotovoltaica está dividido em duas fases. Na primeira, serão instalados 980 módulos fotovoltaicos de 510Wp cada, gerando uma média mensal de 64 MWh, ocupando a área de 6.000 m². A previsão de conclusão dessa instalação é seis meses. Já no projeto de expansão, na fase 2, serão instalados mais 1.540 módulos fotovoltaicos aumentando a capacidade da usina para 1,28MWp de potência com capacidade total de geração média mensal de 164 MWh.  A Usina Champagnat l terá capacidade de atender a todos os espaços maristas, localizados geograficamente, dentro da área da concessão da CEEE. No primeiro momento, as unidades atendidas serão aquelas de consumo energético de baixa e média tensão. São elas:   

  • Comunidades: Complexo Vila Marista Graças, Ilhas, Glória, Mãe de Deus (Postulado), Residência Provincial, ​Rio Grande; 

  • Projetos e Centros Sociais: Aparecida das Águas, CMJU, Menino Jesus, Renascer, Santa Isabel e Tia Jussara;  

  • Centros de Eventos e Casas de Apoio: CAJU, Recanto do Lami e Jardim do Éden.   

Com esse investimento, a Rede Marista cumpre com a sua missão de cuidado com a vida em todos os aspectos, incluindo a preservação do meio ambiente e o incentivo para a formação de uma sociedade com consciência ecológica e sustentável.