Aprofundar a identidade institucional a partir de elementos como cultura, carisma e valores foi o objetivo do primeiro Workshop de revisão do Plano Estratégico da Rede Marista. O encontro reuniu 85 lideranças, nesta segunda-feira, na PUCRS. Participaram Irmãos e Gestores da instância canônica e corporativa da Rede e também dos Colégios, Unidades Sociais, da PUCRS e do Hospital São Lucas.
A leitura e reflexão sobre uma carta circular de São Marcelino Champagnat motivou a acolhida e a oração inicial da manhã. Na sequência, em sua fala de abertura, o Provincial e Presidente da Rede Marista Ir. Inacio Etges resgatou aspectos históricos do planejamento estratégico da instituição e reiterou a importância da conectividade e sinergia entre os diversos espaços de missão. Também foram apresentados os detalhes do processo de revisão do Plano Estratégico, pelo Gerente de Planejamento Corporativo da Rede, Ir. Claudiano Tiecher.
Diálogo e reflexão sobre dimensões essenciais
Ao longo da manhã, os conceitos de identidade, cultura e carisma foram abordados pelos Irmãos Evilázio Teixeira, Vice-Reitor da PUCRS, e Ir. Antonio Benedito de Oliveira, Vice-Provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul. No final da manhã, um painel com a mediação do Ir. Inacio Etges articulou os aspectos abordados nas duas conferências.
A tarde foi dedicada à reflexão e ao estudo dos valores institucionais. Divididos em grupos, os participantes puderam aprofundar os significados dos sete valores e estudar conjuntamente proposições para a redação conceitual de cada um. O resultado do trabalho dos grupos irá subsidiar a Equipe líder, na revisão conceitual dos valores.
Ainda durante a tarde, o Secretário Executivo da União Marista do Brasil (Umbrasil), Ir. Valter Pedro Zancanaro, apresentou o cenário da instituição em nível internacional e nacional. Já o contexto local, da Rede Marista, foi detalhado pelo Vice-Provincial e Vice-Presidente, Ir. Deivis Fischer.
Ao longo do dia, as atividades, diálogos e reflexões foram registradas por meio da técnica de facilitação gráfica, que resultou em um painel síntese do workshop. Para marcar o envolvimento e participação dos líderes o painel foi assinado por todos os presentes, no encerramento do evento.
Agenda
O grupo amplo de líderes volta a se encontrar no Workshop II, que será realizado dia 1º/12/14. A terceira edição está prevista para o dia 20/3/15, e o lançamento e início da disseminação do plano será a partir de abril de 2015.