Navegar para Cima

Notícias

Rede Marista atua em diferentes frentes no combate ao novo coronavírus

01/04/2020
Institucional
Todos os empreendimentos estão colaborando no desenvolvimento de ações preventivas e de impacto social

A pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) impôs inúmeros desafios para toda a sociedade. Mudanças na forma de trabalhar, nas relações pessoais e familiares são alguns dos reflexos que iremos enfrentar nos próximos meses.

Com o objetivo de colaborar positivamente dentro desse novo cenário, os empreendimentos da Rede Marista vêm desenvolvendo uma série de ações, dentro de cinco grandes frentes de trabalho: saúde, educação e carreira, pesquisa, inovação,  bem-estar e espiritualidade.

As iniciativas atendem tanto a comunidade local, quanto a sociedade como um todo, com soluções que apoiam o lado profissional das pessoas e, também, promovem o bem-estar social e a saúde emocional. Conheça mais detalhes:

​Saúde

O Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) é a instituição referenciada pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre para atendimentos de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com casos de média e alta complexidade. Com essa definição, as pessoas que necessitarem de atendimento neurológico, cardiológico, oncológico, entre outras especialidades, serão direcionados ao HSL.

Essa definição foi feita pelo órgão de saúde municipal pela tradição que o HSL possuiu no atendimento dessas áreas e por contar, em no seu corpo médico, com especialistas e pesquisadores reconhecidos internacionalmente. Saiba mais​.

​​​ Texto auxiliar da imagem

 O acesso ao Hospital São Lucas foi modificado em função dos atendiemtos de coronavírus

Contribuindo com a prevenção do Covid-19, além dos atendimentos realizado no hospital, o HSL também lançou em seu site institucional uma página exclusiva com informações técnicas, boletins diários e orientações de especialista sobre o novo coronavírus. Acesse aqui​.

​Pesquisa 

Na área da pesquisa, a Rede Marista atua por meio dos seus profissionais para traçar novas estratégias que possam contribuir no aprofundamento dos estudos sobre o Covid-19.

Pesquisadores do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), professores e pesquisadores da PUCRS​e do Hospital São Lucas formaram um grupo de trabalho para elaborar um posicionamento técnico–científico para a situação do Rio Grande do Sul, frente a todas as incertezas rela​​cionadas ao comportamento do coronavírus.

O trabalho é liderado pelo diretor do InsCer e vice-reitor da PUCRS, Prof. Dr. Jaderson Costa da Costa, e conta com a colaboração de profissionais de áreas como: imunologia, biologia molecular, medicina assistencial, bioquímica, radiologia, geoprocessamento e inteligência artificial. Saiba mais detalhes sobre esse estudo aqui.

Além desse estudo, a Rede Marista também está atuando com representantes das áreas médica, econômica e de inovação no Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento da Pandemia Covid-19, formado pelo Governo do Estado do RS. Fazem parte do grupo: Ely José de Mattos, professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Escola de Negócios, Fabiano Ramos, chefe do serviço de Infectologia do Hospital São Lucas e Jorge Luis Nicolas Audy, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS.

​Inovação

Na área da inovação, as atividades desenvolvidas no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc)​ contribuem diretamente com a área da saúde. No laboratório Tecnopuc Fablab, estão sendo produzidas máscaras de proteção para médicos e outros profissionais. Nesta semana, foram doadas aproximadamente mil máscaras para 11 instituições de saúde. Além disso, a produção de componentes para respiradores também está em fase de teste e análise. Confira.

​​​ Texto auxiliar da imagem

Laboratório de criatividade e prototipagem está aberto para a testagem de novas soluções. Foto: Bruno Todeschini

A Universidade também está com os laboratórios do Tecnopuc e do Centro de Apoio do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Ideia) abertos para apoiar soluções relacionadas ao novo coronavírus. O objetivo é que as iniciativas da comunidade possam ser testadas e desenvolvidas nesses ambientes. Saiba mais​. 

 

Educação e Carreira  

Nossa principal atuação enquanto instituição está ligada a área da educação. Neste sentido, diferentes iniciativas foram desenvolvidas para dar suporte e apoio pedagógico para nossos estudantes desde a Educação Infantil até a Universidade.

Os Colégios​ da educação básica desenvolveram o projeto Maristas em Casa. A iniciativa tem como objetivo ajudar estudantes e pais com dicas pedagógicas para serem desenvolvidas durante o período da quarentena. O espeço colaborativo reúne matérias, vídeos, listas e tutoriais para estimular o aprendizado de forma divertida sem sair de casa. Saiba mais aqui.

​​​ Texto auxiliar da imagem

A iniciativa disponibiliza conteúdos e dicas de atividades aos estudantes de forma on-line

Na Universidade, os cursos seguem desenvolvendo suas atividades curriculares no modelo de ensino virtual. Os docentes estão enviando conteúdos online para os estudantes adaptando suas metodologias de acordo com as necessidades das atividades propostas no calendário acadêmico.

Pensando também na qualificação da comunidade em geral, a Universidade está oferecendo cursos gratuitos por meio do PUCRS Online: Produtividade, Gestão do Tempo e Propósito; Mentalidade de Desenvolvimento Contínuo; e Como Alcançar Objetivos Profissionais e Metas Financeiras. Com professores renomados nessas áreas de atuação. As aulas podem ser assistidas no aqui.  

Já para aqueles que buscam suporte no preparo para o mercado de trabalho, o PUCRS Carreiras desenvolveu conteúdos e oficinas com dicas de como aproveitar a quarentena para refletir sobre a carreira. Confira como se inscrever aqui.  

Bem-estar e Espiritualidade

Para auxiliar os profissionais que atuam na área da saúde, e que estão sendo diretamente impactados pela pandemia do novo coronavírus, o Hospital São Lucas (HSL) lançou nesta semana o projeto Conta comigo, estamos juntos. A iniciativa, desenvolvida por meio do Serviço de Psiquiatria, proporciona acolhida e suporte psicoemocional, por meio de atendimentos psicológicos gratuitos a profissionais de todas as áreas do HSL, para que possam suportar o desgaste mental e emocional que o cenário exige. Saiba mais.

Para a comunidade em geral, a PUCRS e a Pastoral Juvenil Marista também estão realizando algumas iniciativas nas redes sociais que contribuem para o bem-estar e o cultivo da espiritualidade. Confira:

• NoInstagram e no Facebook da PUCRS estão sendo transmitidos exercícios de meditação. A iniciativa do Centro de Pastoral e Solidariedade estimula a concentração e o autoconhecimento e busca contribuir com a saúde emocional em tempos de distanciamento social.

​ Já os jovens da Pastoral Juvenil Marista (PJM) estão realizando lives semanais no Instagram da PJM com a oração do terço da misericórdia, sempre às 15h.

• Na área da saúde e do cuidado com o nosso bem-estar físico, os professores do Parque Esportivo da PUCRS estão dando dicas de exercícios e sugerindo opções de treinos para serem feitos em casa através do aplicativo mywellness, disponível gratuitamente na Google Play e App Store. A iniciativa é realizada em parceria com a Technogym.