Navegar para Cima

Notícias

Rede Marista apoia ações de combate à violência sexual infantojuvenil

03/05/2022
Institucional
O mês de maio traz a pauta de proteção das crianças e adolescentes para a discussão nacional

Os números de violência sexual infantojuvenil são alarmantes e chamam a atenção da sociedade para problemas graves relacionados à proteção infantil. Segundo o Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, lançado em 2021 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), de 2017 a 2020 foram registrados mais de 179 mil casos de estupro ou estupro de vulnerável com vítimas de até 19 anos – uma média de quase 45 mil casos por ano 

Segundo o levantamento, as crianças de até 10 anos representam 62 mil das vítimas nesses quatro anos – ou seja, um terço do total. Olhando para esses dados é imprescindível que nós, enquanto sociedade, possamos formar uma rede de proteção e apoio para que meninos e meninas tenham o direito de viver e se desenvolver livres da violência.  

Há mais de 20 anos, o mês de maio é marcado como um período de sensibilização e conscientização pública sobre essa temática. A data, 18/5, foi escolhida como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e, nós, enquanto instituição católica e educacional que trabalhamos em prol da valorização da vida e da proteção das crianças e jovens apoiamos as iniciativas que trazem a tona esse debate. 

​Compromisso com a proteção da vida 

Buscando participar da construção de uma sociedade mais justa e fraterna, investimos na consolidação de políticas institucionais de promoção, proteção integral e defesa das crianças, inspirada nos princípios de Marcelino Champagnat. Assim, de forma pioneira, para a ampliação da garantia dos diretos, desde 2012 contamos com o trabalho da Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente. Esse é o órgão responsável pela execução das políticas de proteção dentro da instituição. 

Com o objetivo de alargar essas ações de proteção dos direitos, a Rede Marista também conta com o trabalho desenvolvido pelo Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ele é voltado à capacitação e formação de pessoas que desenvolvem direta ou indiretamente trabalhos e estudos com crianças, adolescentes e jovens. Por meio de eventos formativos, debates, visitas a órgãos públicos vinculados a proteção infantojuvenil e, também, pela colaboração com pesquisas acadêmicas nas áreas afins, o Centro busca contribuir na qualificação desses profissionais e acadêmicos para que possam oportunizar ambientes sadios para o desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens. Conheça mais detalhes no site www.direitosdascrianças.com.br  

Maio: mês para reforçar a pauta da proteção 

Durante o mês de maio diferentes ações formativas serão desenvolvidas nos espaços maristas para trazer amplitude para a discussão dessa pauta. Irmãos, colaboradores/as, estudantes, educandos/as e familiares são chamados/as a formar uma rede de apoio em prol da proteção dos direitos das crianças, adolescentes e jovens. 

Além das ações pontuais em cada espaço de missão, a instituição também promove a 3ª Conferência Marista sobre Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil. O evento online será realizado no dia 27/5, das 18h às 20h, com a temática O autocuidado como forma de proteção contra a violência sexual: o protagonismo dos espaços educativos. Em breve mais informações sobre inscrições e a programação do evento. 

Como denunciar casos de violência? 

Qualquer suspeita de violência sexual deve ser denunciada. Conheça alguns caminhos: 

• Disque 100 (canal disponível para todo o Brasil). 

• Procure a Delegacia de Polícia Especializada ou Comum. 

• Procure o Conselho Tutelar ou os Centros de Referência em Atendimento Especializado (Creas) da sua região. 
• Você também pode ligar diretamente para a Polícia (190) ou buscar auxílio junto ao Ministério Público.  ​​